sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Deus também chora... até nas praxes académicas...

Catástrofe em Meca...
Última hora ! Mais de setecentas pessoas morreram no santuário de Meca, onde milhões de pessoas se aglomeram anualmente para prestar a sua homenagem  ao Profeta Maomé e a Alá. Na sequência de uma debandada,  que envolveu peregrinos que circulavam em sentidos opostos,  na localidade de Mina,  onde é feito o apedrejamento simbólico de Satanás personificado numa enorme  pedra,  o pânico gerado  pela intercepção dos dois grupos levou à morte por sufocamento e espezinhamento de mais de setecentas pessoas e ao ferimento de mais de oitocentas.  Devido ao grande aglomerado de pessoas nesta grande peregrinação anual dos Muçulmanos (este ano foram mais de dois milhões) este tipo de acidentes é relativamente comum. Também há poucos dias a queda de uma grua junto à grande Mesquita em Meca provocou a morte de mais de cem peregrinos.

Entretanto, o Estado Islâmico reivindicou o atentado numa Mesquita no Iémen. No que parece uma "briga" entre facções rivais islâmicas,  uma bomba colocada à cintura do homem bomba levou à morte de vinte e cinco fiéis muçulmanos e a dezenas de feridos. Na declaração que reivindicou a acção bombista, os autores do atentado,  muçulmanos,  apelidam as vítimas,  também elas seguidoras da fé islâmica,  de infiéis.

É nestas alturas que somos levados a duvidar da existência de  um Deus absolutamente bom e misericordioso. Independentemente da Fé seguida, Alá e Deus são duas palavras que, no fundo,  designam a mesma entidade divina. É irónico, assustador e incompreensível a ideia de um Deus que castiga de forma tão violenta aqueles que mostram tamanha fidelidade. Que pecados terão estas pessoas cometido para merecerem tão cruel castigo?  Estes acontecimentos têm de certa forma  paralelo, salvas as devidas proporções, na morte frequente de peregrinos a Fátima vítimas de atropelamento. É perturbadora a imagem de um Deus castigador ao estilo de um carrasco que executa as suas vítimas como resultado das suas acções e dos seus pecados. Que é feito daquele Deus que tudo perdoa ?


Poderá haver uma explicação: mesmo Deus,  todo poderoso,  é impotente face a tanta maldade no Mundo. A culpa é então do Homem. A maldade é então humana. E Deus,  impotente,  senta-se no seu trono no Céu e chora pelo triste destino dos seus Filhos...

No nosso Algarve, mais precisamente numa praia de Faro, algo de muito assustador se passou porquanto, numa quarta-feira, à noite, num ritual da praxe académica, levada a cabo por alunos da Universidade do Algarve, cometeu-se um excesso de actividade de  praxe  a uma aluna do primeiro ano escolar, que acabou por entrar em coma alcoólico, que resultou por ter que se chamar ao local uma ambulância e solicitada a presença da GNR para que a referida aluna, de 19 anos, fosse urgentemente transportada ao Hospital, tendo ficado internada. Por noticias muito recentes, veio a ter-se conhecimento que, felizmente, já teve alta hospitalar.

Acerca deste problema (que poderia  ter  sido levado a um resultado bem triste), reproduzo uma foto inserida na Internet, como segue:



Mas Deus, neste caso, certamente que teria pensado que, tratando-se de gente jovem, no começo de uma vida, praticada por ingénuos Caloiros, uma vez mais pronunciara "Venham a mim as criancinhas"... e, assim, salva-as da morte violenta...

Perante quadros  desta natureza... porque não acabar-se de vez com as tais "PRAXES " ? E não nos esqueçamos do drama  semelhante ocorrido no Meco, também numa praia, à noite....

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário