quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Já não sei no que devo acreditar...

Toda a gente sabe que a Internet usa e abusa da mentira,  do boato,  do diz que disse,  mas que afinal não disse nada. Todos os dias encontro imagens de criancinhas estropiadas ou com uma qualquer doença incurável,  uma fotografia de uma situação de desespero,  um  grupo de indigentes a dormir num túnel rodoviário.  A acompanhar estas imagens é frequente encontrar o apelo "partilha se concordas,  olha apenas se não te diz nada",  como se o facto de partilhar uma qualquer fotografia aliviasse a consciência ou fosse prova da minha bondade e amor pelo próximo.

Supostamente esta fotografia foi obtida no túnel rodoviário do Marquês de Pombal, em Lisboa. Mas quem conhecer o referido túnel depressa perceberá que este não é o túnel referido. Ainda,  se observarmos com alguma atenção,  é possível perceber que a matricula do carro que vem mais atrás  nem sequer é portuguesa. É uma daquelas imagens,  que abundam  na Internet,  em que muitos incautos acreditam  sem questionar a veracidade,  criando falsas notícias que alarmam e assustam. Não acreditem em tudo o que vêem e lêem...

A propósito da  questão dos refugiados vi há tempos uma fotografia, supostamente obtida no túnel do Marquês de Pombal em Lisboa, acima reproduzido,   mostrando   um conjunto de pessoas a dormir no chão enquanto os carros percorriam a  via adjacente. Impressionou-me. Pouco depois vim a saber   que tal fotografia circula há vários anos na  Internet,  sendo que o túnel representado nem sequer é em Portugal.

O que dizer disto ?
Alguns apoiam os  migrantes refugiados. Outros repudiam a sua chegada a solo europeu,  havendo até  grupos no facebook que congregam quem não aceita a vinda de refugiados para Portugal. Também se publicam muitas imagens. Já não acredito em nenhuma, até prova em contrário.

Na verdade há uma coisa que me faz confusão. Estas pessoas,  que arriscam a sua vida e dos seus filhos para vir para a Europa afirmam fugir da guerra. No entanto estas guerras persistem há vários anos,  tendo até  atingido  proporções ainda mais devastadoras no passado. Então,  porquê precisamente agora este êxodo maciço em direcção à Europa ? O que mudou tão subitamente  no espaço  de meses ?

Sinceramente,  vejo as noticias e já nem ligo,  dada a dificuldade de audição,  agravada pela dificuldade em entender notícias que não sei se serão uma fabricação das televisões e jornais. A desgraça vende mais que a felicidade...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário