sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O menor dos males...

Volta António,  estás perdoado...


O vazio de ideias, a demagogia fácil,  tudo isto tem contribuído para o desânimo  dos portugueses nos últimos anos de eleições,  com as abstenções cada vez mais altas a marcarem o processo eleitoral.  Qualquer dia começa a justificar-se a criação de uma bancada vazia no parlamento,  representativa daqueles que não aparecem para votar porque acham que não vale a pena.  Parece-me bem que o maior  risco seria o de tal bancada conseguir a maioria absoluta,  sendo que Portugal teria então um governo inexistente,  logo não muito diferente do actual e dos que o precederam.

A coisa é de tal forma que os movimentos reaccionários e saudosistas que recordam com saudade o há muito desaparecido António de Oliveira Salazar. A moderna Internet tem servido para juntar estes nostálgicos que parecem recolher cada vez mais apoiantes.

Não deixa de ser engraçado pensar no impensável: se fosse possível ressuscitar o defunto estadista e se fosse este admitido como candidato ao governo de Portugal, será que ganharia ? É difícil prever, mas,  ainda que a vitória não estivesse garantida,  seguramente que poderíamos ter um resultado eleitoral algo inesperado,  com Salazar e o seu partido a converterem-se de um dia para o outro  numa das mais importantes forças políticas. Se pudéssemos avaliar pelos comentários que podemos ler em espaços como o facebook,  diria que os portugueses estão descontentes,  ao ponto de desejarem o regresso de alguém a quem  odiaram e cujo regime foi deposto sob ameaça do cano de uma espingarda.

No mínimo isto  deveria servir de lição para os actuais  políticos mas como consciência é algo que não  devem ter,  facto comprovado pelas inúmeras promessas que invariavelmente ficam por cumprir, duvido que tal lhes venha a pesar.

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário