sexta-feira, 13 de junho de 2014

A máquina do tempo ...

Desde há muitos anos que conheço a figura do professor José Hermano Saraiva.  Primeiro,  ainda durante o regime de Salazar,   no papel de Ministro da Educação,  depois como Divulgador e Comunicador da História de Portugal e,  à sua maneira,  contador de histórias. Recordo os seus programas emitidos durante anos consecutivos na RTP que via com prazer e curiosidade  graças ao estilo inconfundível do Professor,  o qual,  literalmente,  nos transportava pelos corredores da história. Lembro-me de uma das minhas netas,  encantada pela narrativa do Professor,  recriando diálogos,  descrevendo cenários,  ter perguntado:
- Oh Avô,  mas ele esteve lá ?
Espantada com o detalhe das descrições, a criança pensou que tal só seria possível  a alguém que tivesse estado presente nesses momentos  históricos. Era a História Viva,  saída da boca de quem a conhecia de trás para a frente e da frente para trás.

Havia também os seus detratores,  que não apreciavam a personificação e recriação  de episódios da História de Portugal, clamando por "seriedade"  e  "rigor",  alegando que tal liberdade de criatividade não era aceitável e muito menos apoiada nos factos. Recordo de uma Senhora  Amiga,  Professora de história,  crítica assumida  do historiador,  que frequentemente o apelidava de " aldrabão".

A verdade é que, aprecie-se  ou não o estilo, o contributo do Professor José Hermano Saraiva  para a divulgação da história de Portugal e da grandeza  deste maravilhoso País é inquestionável,  tendo atravessado gerações e marcado muitos de nós. Orgulhoso do seu País,  tinha prazer  em partilhar esse orgulho e quem o ouvia não ficava indiferente. Houvera mais portugueses assim e poderíamos  estar noutra situação,  mais de acordo com a gloriosa  história deste nosso grande País que é Portugal.

Aqui fica a recordação para que todos possam apreciar. Ouçam,  vejam e desfrutem deste conjunto histórico de vídeos, uma homenagem ao Senhor História de Portugal.



Sem comentários:

Enviar um comentário