segunda-feira, 30 de junho de 2014

Lendas vivas... em Olhão !

Floripes a nu...
Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Assim nascem as lendas.  Diz que disse,  diz que viu,  diz que fez. A história vai passando de boca em boca,  de geração em geração,  como um testemunho imaterial de uma verdade,  ficcionada ou não. A verdade é relativa.

Recentemente foram inauguradas na cidade de  Olhão duas figuras representando personagens oriundas do imaginário popular.  Junto ao mercado municipal,  numa área reabilitada  que permite a circulação a pé,  encontra-se a estátua da moura Floripes.  Loura para uns,  morena na imaginação de outros,  a representação da figura fantasmagórica, cuja história  todos os olhanenses conhecem,  nas mais  diversas  variantes,  dá um colorido especial a esta zona da cidade. É agora possível desfrutar a companhia desta figura lendária enquanto apreciamos uma bebida fresca  numa das esplanadas circundantes. Uma obra de louvar que enriquece a cidade.

Não muito longe aguarda-nos uma outra figura mítica,  o menino dos olhos grandes. A origem da lenda perde-se nos tempos,  ao que parece relacionada  com a da moura Floripes. Como o próprio nome indica,  uma figura atarracada com grandes olhos parece chamar-nos,  suplicando que o ajudemos, pois encontra-se perdido,  e por isso chora. Uma obra curiosa,  numa das zonas típicas de Olhão,  que transporta o visitante para o imaginário local. Sem dúvida uma mais valia,  um elemento cativador para quem visita esta cidade do nosso Algarve.

Não sei o custo de tais obras mas,  a bem da verdade,  direi  que em muito beneficiaram a cidade,  particularmente a zona dos mercados e circundantes,   bastante apreciada por locais e pelos turistas. Claro que,  como é habitual no português,  há sempre quem diga mal. Até ver,  tudo o que posso dizer de tal conjunto urbanistico será sem dúvida positivo. Pelo menos mostra obra feita. Aguardemos por trabalhos futuros. Por este,  deixo um BEM-HAJA  !

Para quem tiver ainda dúvidas ou desconhecer estas figuras de Olhão,  fica também o video,  abaixo. Espero que gostem...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário