segunda-feira, 9 de junho de 2014

Agudezas de pensamentos ...

Após  o fim da segunda guerra mundial, que decepou milhares e milhares de vítimas espalhadas  pelo  mundo, e de que Portugal se livrou, seguiu-se um  período de reconciliação entre os beligerantes, que deu, depois, início à  recolha dos destroços resultantes do conflito, e de seguida  procedeu-se  a um  movimento de reconstituição do que fora destruído, com o acréscimo das novas invenções e descobertas que conduziram a uma estabilidade reconfortante e progressiva de uma feliz convivência, durante certo período,  que se presumia poder vir a ser duradoura. Infelizmente, os cálculos acabaram, depois, por saírem errados, como todos sabem!.....

O propósito desta "lenga-lenga" toda, advém de uma experiência de vida, prestes a contabilizar os noventa anos,  que me  leva a  um  raciocínio, talvez desajustado aos tempos normais.

Mercê do grande desenvolvimento tanto comercial, como industrial, que se vem notando nos últimos tempos, nesta terra (Olhão), em que caí de "pára-quedas", quando vim de Angola, têm surgido Empreendimentos espectaculares, que nos trazem grandes benefícios, reconfortantes, para toda a População. Dia-após-dia, vamos notando abertura de novas montras em estabelecimentos espectaculares, mas, também, na inversa, surgem, por vezes, de um momento para outro, e inesperadamente, o encerramento e cobertura das  montras, em certas lojas modernas. Razões ? Desconheço-as !

Fiquei um tanto pasmado, quando, ontem, ao passar perto de uma imponente loja, incorporada numa grande superfície comercial, em Olhão, uma linda jovem, sorrindo, a dois metros da entrada do  rico e vistoso estabelecimento, de  que era empregada, entregou-me o seguinte panfleto:


 Observei o  rico  recheio da loja em questão, e fiquei a pensar como era possível vender tanta  riqueza, à vista, no seu interior, "tudo a metade do preço" ?  Falência ? A Crise ? Dificuldade em remunerar o Pessoal ?... Falta de Clientela ? Fiquei incrédulo...

Se a moda pega, se é por falta de meios, ou  problemas com empregados, não creio que esta possa ser a  melhor via para se solucionar problemas graves desta natureza...

Sabemos que o Comércio atravessa um período em que estão envolvidos os Euros e, eventualmente,  por razões ocultas que motivam uma grave ausência de clientes.

Que me desculpem a comparação... mas a este tipo de negócio, abaixo, jamais  faltarão Clientes... Por isso, só neste caso, não se justificam quaisquer falências... ou espectaculares promoções.

(Anúncio publicado num  jornal local.)

 Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário