sábado, 30 de julho de 2016

Critérios de apreciação para distinguir o belo do defeituoso...

Publiquei ontem ,dia 29/07/2016, um blog, no qual inseri  a foto-montagem seguinte.  e  em que  prestei o maior  elogio a uma  Grande  e  Ilustre Figura que , embora,  sendo Negra,  lidera a  Justiça em Portugal, País  em que , acima de tudo e de todos, bem  necessita de almas gestoras que professem as virtudes básicas que se  norteiam  pela  Dignidade, Honra,  Respeito, Honestidade e sobretudo  na conduta da  Solidariedade Humana. A figura em destaque... Doutora Francisca Van Dunem..

 Recorri à Internet algo que me engrandecesse  mais, sobre a  Sua vida, e, logo  ao inicio da "consulta", deparei  que numa  página  vem escrito o seguinte, o que, com todo o respeito transcrevo:

..A discriminação racial é das poucas coisas que a fazem enervar e gritar. Calma, reservada, contida, mas afável,  a " dra.  Francisca ",  como é conhecida no Ministério Público (MP), não se esquece do momento em que os seus dois filhos,  com um intervalo de 20 anos, chegaram a casa a chorar por colegas da escola não brincarem com eles devido à cor da sua pele. Explicou a José, o mais novo,  que "ele nunca  se devia sentir mal quando alguém chamasse a atenção para a diferença da sua cor.".

O autor deste blog,  nasceu em Angola  (Luanda) a 12 de Abril de 1928 ,   filho e neto de progenitores nascidos em Portugal,  e,  quando tinha 10 anos de idade, devido a falecimento Maternal,  veio residir  para Lisboa ( Carnide-Largo da Luz),  onde estudou e fez exame  de Admissão aos Liceus,  no Liceu Camões,  e chumbou porque  na redacção, que era fundamental para a aprovação,  titulou-a como  "não devemos fazer mal aos animais" quando deveria ter feito um tipo de redacção diferente, pois o desenha que vinha  na folha da redacção era um cão com  a língua  de fora a expelir liquido   com o rabo descaído, e o titulo  "indicado "que aprovava o exame  era... " A RAIVA".   Pois, eu com 10 anos de idade, sabia lá o que era a  " RAIVA  "  o que a figura   desenhada  pretendia significar ?!...

E, embora não acreditem, ( pois os tempos agora  são  outro)... os meus colegas da Escola,   aluno da primeira classe,   quando se cruzavam comigo, chamavam-me, com intenção  trocista e maldosa... com os dedos nos nariz, o "CHINA MACAU... só pelo facto de  não ter nascido em Portugal e ter vindo ao Mundo  em ANGOLA - continente Africano !

A parte  mais recentemente  curiosa, no entanto,  vou de seguida  explicar...

Esta manhã, 30/07/2016,   antes  de  atravessar  a passadeira na estrada, dois automóveis abrandaram a marcha ,  e aproximando-se da minha pessoa,  cujos  ocupantes  eram todos , no seu interior, de pele negra, ruidosamente  acenaram com a suas mãos,  saudando-me com uns vibrantes  "vivas"   querendo com isso demonstrar a sua concordância com o que, com o meu blog de ontem,  elogiei  a figura da  ilustre Ministra da  Justiça ... Francisca Van Dunem...

E, para terminar, aqui vai uma das  "aventuras" com  que este "Velho do Restelo Grisalho", Português de Angola,  se mete...  Aproximando-me, numa  larga esplanada, de um grupo de jovens Estudantes, fiz a pergunta: O facto da nossa  Ministra da Justiça   ser uma  Pessoa de tez negra,  retira-lhes a vossa amizade ?  A reposta imediata foi esta... Todos nós gostamos muito dela, pois é uma Pessoa de que  o nosso País bem precisa.

´Tá?!...





Nota curiosa-  Ainda cheguei a conhecer a Parteira que assistiu a minha nascença, em Luanda, e que morava ao lado do Nacional Cine Teatro e   à  frenta da Casa Americana, em Luanda. Nasci no Bungo, perto do  cais acostável, na Boa Vista, perto onde é hoje o  porto acostável dos grandes navios de passageiros.

A casa onde nasci, na altura propriedade da Marcony.


Sem comentários:

Enviar um comentário