sexta-feira, 8 de julho de 2016

"Honi soit qui mal y pense !..."...

"Honni soit qui mal y pense",  é uma expressão francesa que significa "Envergonhe-se quem nisto vê malícia" em que, segundo diz a lenda, em 1347, durante um baile, a Condessa de Salisbury, amiga  do mesmo Eduardo III, perdeu a sua liga azul. O Rei mais que depressa a recolocou, sob o olhar e sorrisos (cúmplice) dos nobres. O Rei grita então (em francês, que era a língua oficial da corte inglesa) "Messieurs, honni soit qui mal y pense!", adiantando mais palavras, que significavam a expressão. "Maldito seja quem pense mal disto ! Os que riem nesta hora ficarão um dia honradíssimos por usar uma igual, porque esta liga será posta em tal destaque que mesmo os trocistas a procurarão com avidez.

Quanto ao resto, os dados históricos,  sobre esta questão, são conhecidos, universalmente, desde o  dia seguinte a este acontecimento, que vem relatados na Internet.

E esta minha prosa, vem a propósito, do que sucedeu ontem , com a derrota da equipa Alemã, contra a vitoriosa equipe Francesa, cuja decisão discutida entre a França e a Alemanha, em que a Vitória final veio a  recair a favor da França, resultando daí o direito oficial de PORTUGAL vir a ser integrado no jogo final, que se realizara no próximo Domingo, dia 10 de Julho, pelas vinte horas.

Se bem que o franceses, na época Napoleónica, ao tentarem invadir e tomar posse de Portugal, acabaram por ser corridos do nosso território, conforme reza a nossa história, de que exponho um quadro que, sobre o assunto, redigi  há alguns anos atrás, de cuja imagens reproduzo uma parte da série publicada.





Não é pretensão minha com isto  pretender significar  qualquer tipo de animosidade para com os franceses, mas tão-somente pugnar pela Vitória, no próximo encontro futebolístico, à semelhança    do que os patrióticos olhanenses conseguiram durante o encontro em que, a partir da ponte de Quelfes, ficou marcado na história... o que equivale a um resultado final de ... 1 a 0 (um a zero) a favor de  PORTUGAL...

         E viva  o  próximo
 esperançado  vencedor... PORTUGAL !...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário