quinta-feira, 14 de julho de 2016

Imagens que na foice da vida ainda não foram ceifadas..

No anterior blog,  inseri a seguinte fotografia, focando uma visita que fizera já  há longos anos atrás, ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima,  no rio Cuanza, em Angola:



Nesta fotografia,  em  que,  na  companhia de um elemento que cuidava da conservação da Igreja de Nossa Senhora da Muxima, no rio Cuanza, em Angola,  estou eu (  autor do blog) a manobrar o andamento da canoa que nos transportava, pelo caudaloso  rio abaixo,  até à aproximação da foz do rio,  onde  deixara  o  meu automóvel, perto do " cais", onde eu o deixara, após a  partida  que de madrugada fizera,  do local da minha  residência. em  Luanda.

Naquela época,  ainda  solteirinho,  e aventureiro, metia-me em  complicadas pesquisas através do solo  do país onde eu nascera, Angola-Luanda,  em que,  em determinadas situações, até  punha em risco a minha própria vida...  só  para colher imagens através da maquina de filmar, que já não existe

Este local, chamado Muxima, até existe uma musica criada por artistas angolanos, sob  este antigo património nacional.

Note-se só até que ponto  chegou a maldade "humana" em que,  após  longos  anos  decorridos,  sucedera o que na Internet chegou a vir a ser  denunciado




Recordo que, no tempo em que vivia na minha terra Natal,  de  onde acabei por ser  em certa medida forçosamente   "exilado",  mercê da "exemplar descolonização",  o Santuário de Nossa Senhora da  Muxima  era um dos maiores espaços de devoção católica no país, e recebia anualmente visitas de mais de um milhão de peregrinos.

Agora, como  já me chamam "Velho do Restelo Grisalho"...   até sinto  o suor  a escorrer pelo corpo, ao lembrar-me que o calor naquela altura, devido as braçadas  em que eu governava a canoa, rio acima e rio abaixo,  até sugava as celebres Cucas de cerveja,  em quantidades pouco  recomendáveis, o que, agora,  aos  88  anos de idade, só  me governo com  a ingestão dos  simplórios   "cariocas de limão", vejam só...aqui em Olhão, sul algarvio de Portugal.!..


Armando Baptista -88 anos de  idade

O  patriótico Armando...

Tá?!...











Sem comentários:

Enviar um comentário