domingo, 24 de junho de 2012

Audácia de navegações em caíques


Não me aflige tornar-me  incómodo, em repetir uma  "faceta" que resultou do contacto inicial com esta boa gente de Olhão, cidade onde vim a cair de "para-quedas", após  a minha passagem  à reforma  (sector bancário), que, por razões de saúde e vicissitudes ligadas ao processo da descolonização,  resultou que, de Angola (terra onde nasci), a melhor alternativa de sobrevivência, seria então o recurso à Reforma.
 Desde a minha juventude, que tive sempre o condão, de lidar com Gente do Mar, sobretudo com  pessoas dedicadas a marinha, sector de pescas e, sobretudo interessado em tudo que se relacionasse  na recolha de conhecimento de actos que tivessem sido praticados, tanto por valentias ou actos heróicos.

Ou não tivesse nascido a cem metros do mar.!...
Por uma feliz circunstância, vim a tomar conhecimento de uma aventura protagonizada por heróicos  pescadores  olhanenses, relativamente ao processo da expulsão das tropas francesas, do nosso território, que resultou que, num caíque, um punhado de marinheiros,  atravessou o oceano Atlântico, em toda a sua extensão, rumo ao Brasil, a fim de  levar ao Rei D. João VI, a boa notícia da expulsão dos invasores franceses, do nosso território e da independência  total de Portugal!

Fui, por isso, apaixonadamente, reunindo fontes, que me possibilitaram, com modesto material, gravar em discos DVD e em VHS as epopeias marítimas dos nossos navegadores Algarvios.

Como exemplo de uma das bases que me servi, foi , pela leitura de várias obras, de diversos Autores, que, de entre eles, aleatoriamente, vou, com a devida vénia, reproduzir parte de um texto extraído do livro titulado " As navegações dos Olhanenses em  caíques", de Adérito Fernandes Vaz:

...Saiu o caíque Bom Sucesso oficialmente de Faro e antes, particularmente do lugar da tripulação, que seria Olhão, em 06 de Julho de 1808 e ao fim de oito dias alcançou a ilha da Madeira. Aqui, a tripulação conseguiu aumentar, com mais a colaboração de um praticante de piloto, que já tinha ido a Macau, chamado Francisco Domingos Machado,
Partiram do Funchal no dia 16 de Julho, navegaram em latitude direito ao continente americano e foram parar à Guiana Francesa, na cidade de Caiena, onde tiveram que tomar o rumo da longitude Sul, ao longo da costa até alcançar Pernambuco. Deste Estado brasileiro continuaram a viagem até ao Rio de Janeiro, onde chegaram no dia 22 de Setembro de 1808..."

******

De todo este trabalho, gravado tanto em discos DVD e  Cassetes VHS (ver foto), que guardo, e que nunca beneficiei de qualquer remuneração, antes pelo contrário, fiz muitas ofertas a Entidades e Amigos, tive um dia uma agradável surpresa. Determinado Jornalista telefonou-me, certo dia, a fim de marcarmos uma entrevista com um Mareante, que andava a percorrer o mundo, por mar,  que se mostrava interessado em conhecer pessoalmente a pessoa que organizou e fez os discos, que, afinal, eram os de  minha autoria.

Organizado o nosso encontro,  o Tal  Marinheiro, ancorado, com o seu veleiro, na nossa doca, e que tinha alguma curiosidade em contactar, pessoalmente com quem tinha feito o trabalho do caíque "Bom Sucesso", tratava-se, nem mais nem  menos de Mr. Joseph (não me recordo do apelido), Almirante da Marinha Argentina !!!...

Que agradável surpresa a minha, por haver, pelo menos, Alguém que tenha apreciado os meus modestos "trabalhos"...

Tá?!

Sem comentários:

Enviar um comentário