quarta-feira, 20 de junho de 2012

Farmácia ... e não... Pharmácia !

Para que se tenha  uma ligeira noção, do tempo que medeia, entre o que se escreve neste texto e os factos  que serviram de base para a  sua leitura, esclarece-se que, na minha juventude, enquanto simples aluno na 1ª classe, entremeado com aulas decorridas em Luanda e Lisboa, ainda encontrei quem escrevesse Pharmácia (com PH), em vez de Farmácia (sem  PH).

Nasci em Luanda (Angola), onde frequentei as primeiras aulas ,na primária, fiz exame de Admissão aos Liceus no Liceu Camões, em Lisboa e... talvez  por se temerem perigos resultantes da deflagraçao da 2ª guerra mundial, que impediam o envio de meios financeiros, feito pelo Pai a trabalhar em  Angola, para meu sustento, que estava a cargo dos meus queridos Avós, embarquei no paquete "Angola", com destino a Luanda.

Nessa cidade, concluí o Curso Comercial (o primeiro existente em Luanda, por influência do Dr.Salazar) e, entrando na vida laboral, exerci cargos de responsabilidade, com dignidade e honra, em diversas Empresas, tanto nacionais como estrangeiras e, por último, numa   importante Entidade Bancária, em que fui participante na sua fundação, o Banco Totta-Standard de Angola.

Por razões particularmente relacionadas com o estado de saúde, na data da independência de Angola, residia, então, em Portugal, onde, presentemente me situo.

Trabalhando... trabalhando... sempre com dedicaçao profissional, fui, por motivos igualmente de saúde, "catapultado", em Lisboa, para a situação de Reformado... com pensão equivalente a de Aprendiz na Banca.

Daí que, para colmatar uma situação criada por recente viuvez - a solidão -  entreguei-me a dividir o tempo entre visitas ao Cemitério e aprendizagem  no mundo informático - a Internet.

Foi nesse campo que expandi a recolha de "novos conhecimentos", e, por essa via,  através dos "blogs", despertou-me a atenção  um artigo subscrito por um Ten. Cor. Piloto Aviador, um blog em que apresenta opiniões livres, de quem ama a sua Pátria.O blog chama-se "O Adamastor"

Com todo o respeito, transcreve-se, parte de um texto, que muito me impressionou:

"Finalmente, o mal-amado Salazar esteve 48 anos no poder... mas sempre foi de uma integridade imaculada, deu o exemplo e não  deixava que outros responsáveis pusessem o pé em ramo verde.
Quando morreu viraram-lhe os bolsos do avesso e só descobriram cotão e meia dúzia de contos, que ele amealhara para os seus gastos pessoais."


                                                   ********************
  Pergunto eu,   que  vale  ter sido honesto, íntegro, trabalhador, e cumpridor com as Leis, ao longo de toda a vida, como nêste caso exemplar ???...

Vejamos o panorama descritivo inserido no texto acima - um mundo às avessas ...

Porém, as mesmas linhas de pensamento e formas de agir (como as do ilustre estadista), sempre  se compaginaram com a minha maneira de ser...

...por isso não sou nem rico nem proprietário de qualquer valor materialmente relevante:
  •  um velho carro, um computador, uma cama para dormir  sossegadamente e...
  • uma Imagem de Nossa Senhora, que minha  santa Mulher adorava  e que acompanhou a minha Mãe à sepultura, em Angola.




Olhão, Junho de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário