sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Filosofia barata e doméstica...

O Autor e as suas feridas de guerra...
Dia 15 de Agosto de 2014. Está calor.  Finalmente o  Verão parece ter  assentado arraiais.  O Sol brilha,  as cigarras entoam a sua monótona sinfonia como que agradecendo a S. Pedro tão favoráveis condições meteorológicas. As ruas da cidade estão quase desertas,  com excepção da Estrada Nacional 125 que sustenta um trânsito a lembrar o caos absoluto,  fruto da ideia brilhante de colocarem portagens na designada Via do  Infante.

Hoje é feriado, homenagem a Nossa Senhora. Os cristãos acreditam que aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus. É um dia especial. Como outros feriados que, apesar de,  também eles,  serem dias especiais,  igualmente o 15 de Agosto poderá deixar  de ser feriado,  resultado do voraz apetite dos políticos pelos dias de descanso dos quais os Trabalhadores,  esses preguiçosos,  não devem  ter direito.

Estou confuso. Não sei se é do calor ou do almoço que não me caiu bem. Olho para a televisão,  agora desligada,  e anseio por boas notícias. Mas o que vejo é um écran negro como negro é o futuro pintado pelos nossos políticos e por comentadores de vão de escada. A verdade verdadeira é que cada vez menos  entendo o que se fala,  o que se mostra e o que se esconde nos jornais televisivos diários. Deve ser, a minha confusão,  fruto da idade... Por outro lado,  talvez não,  pois um Amigo,  que está a meu lado neste momento,  afirma do alto dos seus quarenta e quatro anos estar, também ele,  confuso. Estaremos todos confusos ?

Vou telefonar ao Passos...
Os programas de variedades televisivas apresentam a vida dos "famosos",  do Jet 7 cá do sítio. Vasculham até à exaustão as aventuras e desventuras de Pessoas ditas famosas,  notáveis ou VIP's,  numa enxurrada de lixo televisivo. E eu,  o meu Amigo também,  ficamos cada vez mais confusos e estupidificados com tudo isto.

Sonho com o dia em que nenhuma criança passe fome,  nenhuma mulher ou homem precise de vasculhar o lixo em busca de alimento,  o dia em que todos  terão,  de facto, direito à educação, à saúde e à dignidade devida a cada ser humano.

Imagino um Mundo perfeito. Será uma  utopia ? E o que é a perfeição ? Não havendo,  neste Mundo,  nada perfeito,  a própria noção de perfeição é a prova da existência de Deus. Pois então que esse Deus nos conduza pelo caminho certo e afaste a confusão que teima em assombrar-nos...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário