segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Piratas ...das Caraíbas ?...

Dos meus  tempos de meninice guardo a memória das histórias de piratas e corsários,  primeiro em livro e histórias contadas ao serão,  depois em filmes de aventuras sem fim. Sonhava que cruzava o Oceano em busca de riquezas e fama. Bons  tempos esses em que era fácil sonhar.

Hoje os piratas são outros.  Despiram as vestes espalhafatosas e guardaram as espadas.  Vestiram fato e gravata e intitulam-se Doutores e Engenheiros como se de um título honorifico,  à laia de cavaleiro, se tratassem. Não navegam por mares desconhecidos,  preferindo as ondas hertzianas das rádios e televisões ou o cabo da informação informatizada que hoje parece ser regra. Não  assaltam navios, preferem enganar países inteiros.

Com a sua lábia suave,  são uns verdadeiros piratas dos nossos tempos. Para bom entendedor,  meia palavra basta, pelo que me vou abster de concretizar.


Entretanto,  na bela cidade de Olhão vai decorrer um festival,  entre 19 e 21 de Agosto,  alusivo aos piratas. Por piratas entendem-se os da antiguidade,  pois se da actualidade tratassem  três dias apenas seriam seguramente insuficientes...

Nestes três dias Olhão vai,  então,  ser invadida por piratas que irão envolver os visitantes num ambiente típico do século XVIII,  com toda a atmosfera  que rodeava esse Mundo da pirataria. Se motivos faltassem para visitar a bela cidade de Olhão da Restauração,  então tal justificação deixa de fazer sentido. Deixem-se envolver pelos piratas,  estes os inofensivos e não os que todos os dias nos  saqueiam a carteira...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário