terça-feira, 5 de agosto de 2014

Insulto indirecto à imponência...

Acaba de me ser enviado, por pessoa Amiga, um mail retransmitindo uma publicação inaserida na Internet,  titulada com os seguintes dizeres: "Notícias ao Minuto - Garcia dos Santos: Salazar resolvia os problemas todos..."

Seguidamente, uma gentil vizinha no prédio onde  resíduo, bateu-me à porta entregando-me o jornal que foi posto à venda  esta manhã, o "Correio  da Manhã", gentileza que agradeço, pois, quando tinha 50 anos de idade, era eu que  me deslocava à livraria para adquirir o jornal de notícias, e, agora, a caminho dos 90 anos,  limito-me a aguardar, sentadinho num banco (pois as forças fisicas já não são as mesmas...) que me  tragam o jornalinho do dia, para, enfim... tomar conhecimento do que se vai  passando por esse Mundo fora! É certo que as televisões também emitem noticiários, mas, as minhas condições auditivas, não me ajudam  a interpretar  a "faladura" dos (e das) jornalistas
que surgem nos écrans televisivos. Tenho dificuldade em entendê-los. 


Para que o Mundo não se me esvazie, de vez, resultante de um isolamento e solidão provocados por recente  viuvez, ao cabo de sessenta  anos de bom convívio familiar, e para afugentar as más idéias de "desfloramento psíquico", fui aconselhado a envolver-me nesta doença benéfica, que é a informárica, consequentemente,  em  aprendizagem em computadores, de que já sou um  "expert falido"...

Ao debruçar-me sobre a leituras dos vespertinos,  algo me chamou logo  particular atenção, uma notícia inserida na primeira página do jornal "Correio da Manhã", que em destaque  dizia: "Enzo exige salário igual a Jesus"..

Igualmente, o mail que me foi transmitido, ressaltava que ... "Garcia dos Santos "Salazar resolvia os problemas todos".

Era ainda criança  em que as tropas (a maioria constituída  por indivíduos de cor negra) marchavam pelas ruas, ainda não asfaltadas, em Luanda, completamente descalços. Salazar dera ordens para que se fornecessem sapatos aos soldados, para marcharem devidamente calçados....

Retenho, pessoalmente, uma feliz lembrança, do tempo do dito Salazarismo. Fui dos primeiros, senão o primeiro aluno, a frequentar a Escola Comercial de Luanda, em Luanda, porque Salazar dera instruções, emanadas de Lisboa, para que fosse instalada  uma Escola Comercial, ainda inexistente, na época, na capital angolana.

Diga-se o que se disser, mal ou bem, mas uma verdade é inexpugnável -  Salazar livrou-nos dos horrores  da  Segunda Guerra Mundial. Morreu pobre. Mas deixou ouro, dinheiro e déficit quase a zero.(SIC).


                                                                              +++++++++

Pois é, "não tens que fazer", dizem-me uns, "não escrevas asneiras",  recomendam-me outros, e, assim, cá vou indo como Deus me orienta, neste clima de incertezas e, raramente, de alegrias...

O meu cérebro raciocina, ainda, dentro dos moldes em que fui educado... respeitador, educado,   gentil para com toda a gente e, sobretudo com o espírito de fraternidade para quem se sinta também  por vezes, como eu, isolado em momentos "vazios, que por vezes  acontecem em sintonia  com a  terceira-idade.

Já que abordei um tema que se relaciona com uma Digna Figura que já não permanece entre os Vivos, Doutor António de Oliveira Salazar, recordo uma passagem dos  seus  célebres discursos, em que, a certa altura, pronunciara as seguintes palavras... "...é tão fácil ser govêrno e tão difícil governar...", e com todo o respeito, eu acrescentaria... NA BASE DE UMA  VERDADEIRA JUSTIÇA, EQUILÍBRIO E IGUALDADE.

Chocou.me e mexeu-me com os meus "pirolitos" o que li,  em destaque,  logo na  primeira página do jornal "Correio da Manhã",  de hoje, o seguinte. "4 MILHÕES BRUTOS POR ANO -  Médio argen- tino fixa preço para ficar no Benfica - ENZO EXIGE SALÁRIO IGUAL A JESUS".

Embora respeite o sentido que se pretende imprimir com esta divulgação futebolistica, a minha ingénua filosofia aponta para o seguinte: Todos temos sido atingidos por publicações, e factos,  que a muitos conduzem a situações catastróficas, que, não raras  vezes, até a propria vida é vitima de inesperados e crueis acontecimentos.  Há situações  boas  para uns e muito más para outros. O País tem vindo a atravessar pontes  prestes a ruirem, e, na minha perspectiva, da  nossa comparticipação  válida, poderia surtir belissimos efeitos, se, como  enunciei em anteriores blogs, o SILÊNCIO  DOS BONS FOSSE APROVEITADO E OUVIDO POR QUEM TENHA ENTRE MÃOS O OFÍCIO DE RECUPERAÇÃO DO BEM ESTAR DA HUMANIDADE, e não se preocupar com "nojices", de só menos restritivo interesse, como a que está patente em primeira página  no jornal mais procurado, no Pais (como, aliás,  tem vindo a  ser afirmado), acima enunciado. Até  parece um insulto e indiferença  às trágicas e sérias preocupações sentidas pelos Humanos.



                   Resumindo - para a imprensa jornalistica  é muito mais   importante e de maior relevo que se saiba - em primeira página inicial -  que o Enzo  vai  sair  do Benfica,  do que dar a conhecer    o sofrimento de um Pai , chefe de Família,    não ter  dinheiro suficiente para  dar o  "pão de cada  dia " aos seus Filhos ....É  o que depreendo que acima  de tudo é mais importante o anuncio, logo na capa, que o Benfica vai ficar sem o Enzo... em detrimento de notícias  de muito maior importância. e urgentes... ..

Tá?!

Sem comentários:

Enviar um comentário