domingo, 24 de agosto de 2014

"A bolsa ou o CD ? ..".

Domingo - 24 de Agosto de 2014..  As previsões do tempo, para o sul algarvio, são excelentes para  os (e as)  banhistas ,  em goso de férias. Para o autor destes programas bloguistas,  tambem não deixa de ser agradável o tempo convidativo para um  eventual   mergulho, numa das   praias  que  nos "acenam",  em todo o litoral da  costa portuguesa. mas, um cansaço  físico, próprio da idade ( já são  perto dos 90 anos ! ),  leva-me antes a descansar  o  corpinho , confortávelmente sentadinho num sofá,  a assistir à Missa Dominical , que é transmitida por um  dos canais televisivos. Uma boa  Paz de espirito, e momentos de doce  tranquilidade,   são , pelo menos,  preservadas, durante  todo o período  preenchido em que se acompanham as preces  religiosas, pronunciadas no Altar.  Depois... nos  programas que se seguem, após ouvir  a Santa Missa, é só   ouvir programas  repletos  de  desgraças, tais como,  o Pai ( ou Mãe) que afogaram o filho em água  ferver,  a Mulher que dá uma facada mortal ao Marido, o Benfica... mais Benfica... mais... Ronaldo ....+ 760 + 760 +760..., até à exaustão !

Ouvindo a missa ao Domingo, , em casa.


Em casa, ouvindo a Missa a Dmingo...


Mas, para afogar as mágoas, e atenuar um pouco  o ambiente  posterior, de solidão e isolamento,  lá vem um comunicado, por via digital, de ultima-hora,   que   agradou, e que  planeava  o seguinte:

Embora protagonizado por gente idónea e feliz,  somos informados que "Durante três dias, Olhão vai ser "invadido" por piratas e envolver-se no espírito e no ambiente do dia a dia do século XVIII, com o búlicio e a azáfama mercantil dos cais, num movimento contínuo  de marinheiros, carregadores, mercadores, soldados ,  vendedeiras. traficantes e pirataria  finaceira de lavagem de dinheiro ( como, aliás, ainda  persiste..., em certas situações específicas )".

Entre  o  imaginoso mito e a vida real de um pirata do mar, existe uma grande distância

" Os piratas são muitas vezes retratados como figuras românticas e aventureiras, mas a realidade mostra-os como homens cruéis motivados apenas pela ganância e cobiça."

Dantes (e agora)  amedrontavam quem cruzasse os mares,  provocando mortes e feridos a inocentes passageiros navegantes.

Mas, os tempos conseguem dar voltas e reviravoltas ao curso das nossas  actuais existências..

Navegando entre a fantasia e a realidade, um Grupo de  Artistas de Teatro, em Olhão içou  as perspicazes velas do  engenho e da arte, fez reviver, em área pública,  a épca dourada da pirataria.

Eis algumas imagens colhidas recentemente:
 
Ou me dás o filme e o CD  ou dou-te já  um tiro....



Vou disparar a minha arma  que te levará aos  infernos..ou ao Céu !.



Só Deus te salvará se me deres o  teu CD ...



Até  as Criancinhas se aproximam deste "simpático" e humilde  pirata...

 Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário