domingo, 17 de agosto de 2014

Domingos solarentos e... sonolentos !

É Domingo. Pela televisão vou ouvindo Missa, nesta manhã solarenta, pois as condições físicas êm andado   um pouco por baixo, e, enquanto posso, sentadinho à frente do computador, aqui estou a programar o que presumo poder  vir a ser o  meu espólio, porque  ...

"cantando espalharei por toda a parte "....

 as "atrocidades" e os "deliciosos acepipes", que  mimosearam a vida  deste Velhote, que espera que  o seu "trabalhinho  fotográfico doméstico",  possa poder vir a merecer  uma boa  aceitação  por parte de eventuais  Amigos Leitores, no futuro....   

Nestas "caixas fortes" onde vou guardando o que de melhor senti na vida, e tambem o pior,  desde já afirmo que o melhor foi  ter assistido  ao nascimento dos  dois Filhos e  quatro encantadoras Netinhas, tendo sido o pior momento  aquele que,  junto ao meu ombro, vi partir a caminho do Céu, para junto de Deus, o meu melhor Tesouro que tive na vida, após um feliz enlace matrimonial que durou sessenta anos ... a minha saudosa Esposa, Alvarina Teresa..

É certo que o exílio a que fomos forçados por  transição  da  terra onde nasci, Luansda,  sobretudo por motivos graves de saúde,  causticou-nos muito duramente,  mas, a força da nossa razão venceu e ultrapassou dificuldades inimagináveis.

Já  são decorridas quase meia centena de anos., em que tudo se embrulhou, e, agora ninguem  sente a amargura da vinda das vítimas da "exemplar descolonização", e há até quem se aborrece de  falar em descolonizações.  À nova gente, ainda  é compreensível  a sua total  indiferença em se tocar no assunto.O que considero intolerante, é a aversão que ainda  é prestada, por muita gente, que se queixa, e com razão,  ter sido posta na prateleira dos desafortunados, que foram  forçados a deixar para as mãos de certos  ricaços, tudo quanto tinham  honestamente ganho, com o produto do suor do seu esforço e trabalho.  Mas elas cá se fazem  e... cá se pagam, como diz o Povo!.

Neste conjunto de gravações, entre a quais se encontram  algumas que se salvaram com registos sonoros e paisagisticos colhidos  nos  tempos em que, em Angola, nem se sabia o que era a Internet,
permanecem cenários  mais recentes,  produto da descoberta dos DVD's,  havendo discos compostos  com  dados históricos, alguns até ja esquecidos,.  Realço,  por exemplo, uma filmagem feita enquanto  se construiam as celebres Torres Gémeas, em Nova York,  agora inexistenes, como se sabe. A epopeia dos valentes marinheiros  que no caíque "Bom Sucesso" foram até ao  Brasil,  atravessando o Oceano Atlântico  em toda a sua extensão, afim darem a notícia ao Reis D. João VI, exiladeo no Rio de Janeiro , que Portugal já  adquirira a sua independência,  devido a expulsão das tropas invasoras francesas de Napoleão,   expulsas a partir do combate vitorioso , na ponte de Quelfes, em Olhão,  por valentes  Olhanenses, em que gritaram VITÓRIA PORTUGAL.
Relativamente a este doméstico trabalho que  gravei  em disco, certo dia fui visitado por um  Senhor que pretendia saber como consegui elaborar tamanha história marítima, e, acabei por saber que se tratava de um Almirante da Marinha Argentina.. que, no seu veleiro, acostara aqui ao cais de Olhão

Tenho gravações em discos DVD,s, filmes de 8 mm (antigos) e cassetes de vários tipos, em que, nos tempos em que ainda tinha saúde,  fui gravando... para a posteridade.









Se bem que,  muito recentemente,  fui confrontado com uma imagem, que fotografei,  e  filmei, por  me ter despertado uma visão que, sinceramente,  muito me desgostou. Dois touros à marrada, a ver qual deles sairia vitorioso da disputa em que estavam ferozmente enfronhados. Simbolicamente, isto fez-me vibrar, porquanto, ao ouvir o noticiário atraves da Televisão, e relendo os jornais diários, relacionei  igual processo de  confrontos que vão pelos nossas égides governativas. (sem ofensa,... claro !).

Só à cornada é que nos entendemos ? ´´É  como os políticos  ? Salvo seja...


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário