terça-feira, 12 de agosto de 2014

Contrastes...históricos.

O livro  adiante fotocopiado fez parte integrante do jornal "Expresso", nº 2180, de 9 de Agosto de 2014, sendo o 3º volume (colecção de livros), em cuja capa final argumenta o seguinte:

" Quais são pois as razões que explicam o desejo de Salazar se manter no poder ?


O subscritor,  Filipe Ribeirto de Meneses,( SIC) acrescenta  mais o seguinte:

Que se entendia haver razôes essenciaisi subjacentes a esse desejo.  Transcreve-se  ( com a devida vénia) uma das  razões apontadas:

"..A partir de 1961 e do início da guerra em Angola,  surgiu uma terceira motivação:  manter intacta a África portuguesa até o Ocidente  recuperar o bom senso e começar de novo a defender os seus interesses estratégicos vitais. Salazar orientou-se acima de tudo pela convicção de que se Portugal seguisse outro caminho - o caminho da descolonização e da democracia parlamentar- estaria condenado à extinção ".

Transcrição textual na capa do referido 3º volume, que o "Expresso" anexa,  gratuitamente, , não podendo ser vendido separadamente..

                                                          *****************

 Já agora, aproveitando  a "deixa",   pretendo fazer uma particular  referência, a um blog que, há bem pouco tempo, intitulei " A memória não pode ser ceifada" cujo programa assentava na histórica aventura do paquete "Santa Maria",  alicerçada numa publicação inserida na Internet.

Acrescento, então,  parte de uma  reportagem que a o  ISCTE,  incluira na referida publicação:

..."Enquanto os passageiros dormiam ocupam a "ponte" de comando,  a cabine de TSF(rádio) e dominam o pessoal de serviço de "quarto" ao navio. O grupo de assalto constituido por portugueses domina com facilidade toda a oficialidade do navio, O mesmo não acontece ao grupo espanhol,  constituido por sete homens,  encarregado de ocupar a " ponte de comando" do Santa Maria. Nessa operação um tripulante ficou ferido e o 3ºpiloto, de nome João José Nascimento Costa, ao tentar resisitir foi mesmo abatido por um dos assaltantes espanhóis Segundo o testemunho de Henrique Galvão, "(...) o grupo de Sottomayor (...) encontrou inesperada resistência por parte do oficial que estava na ponte do navio, o único individuo corajoso que encontrámos entre os  350 elementos da tripullação do Santa Maria. "

( O sublinhado é meu... )



Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário