domingo, 6 de dezembro de 2015

A débil vela da saudade no parapeito do horizonte do "Velho do Restelo Grisalho".....

Saudade...

Atravessamos uma época de acontecimentos que nenhum jornal, ou a própria televisão, se abstém de  aproveitar a ocasião para difundir, à sua maneira, e sob o seu ponto de vista, o sucedido, pelo que, por falha técnica ou ausência de verdadeiras razões ou motivos, que levam muitas vezes à incompleta informação do que na realidade aconteceu. O secretismo conveniente, a palavra que se devia escrever ou dizer mas que nunca sai a público, acaba por ser regra desregrada. Por vezes, o silenciar do tiro mortífero acaba por se tornar essencial. O segredo é, como dizem, a  alma do negócio. Mas muitas vezes, o secretismo, dissimulado por natureza, é a principal arma de nojentos crimes, praticados na sombra e silenciados como a morte.

MAS, Ó MEU DEUS, QUANDO O TIRO ACABA POR SAIR PELA CULATRA, SUCEDE, ENTÃO, O MOMENTO DA VITÓRIA, DA GRANDE VERDADE DOS FACTOS, QUE ESTAVAM OCULTOS, SILENCIOSAMENTE, EM LUGARES OBSCUROS!...



Baseado nesta publicação inserida na Internet, vou alinhavar o meu  ponto de vista e que me levou  a compor o presente blog.



Este "Velho do Restelo Grisalho", como lhe chamam os mais íntimos Amigos, pois já está no alinhamento dos noventa anos de idade, nascido em Luanda (Angola), é por vezes visitado por conterrâneos patrióticos, que me desejam saudar e que me surpreendem, nas suas visitas, com peças "teatrais", do antigamente, que simbolizam actos e feitos heróicos, em que foram protagonistas, no passado, e que nunca a imprensa divulgou, como por exemplo este antiquíssimo "caçador de prémios automobilísticos"...



In illo tempore...
Começo por dizer, que em Olhão, onde, inesperadamente, nos surpreendeu, este carro causou  bastante admiração e perplexidade.

Ora como o dito anúncio, acima reproduzido, entusiasma-nos a recuperar memórias do distante passado, sem lisonja nenhuma, acrescento que, a despeito das convulsões causadas pela "exemplar descolonização", mantenho guardadas recordações que por mim foram filmadas e salvas a tempo,  devido ao empenho de um profissional da aviação, cujo auxílio me dispensou das obrigatórias inspecções aduaneiras, dadas as suas isenções em matéria de fiscalização aérea, na altura.

Há cenários históricos filmados, como por exemplo a edificação das Torres Gémeas, na América, agora inexistentes e que foram destruídas por uma aviação inimiga, bem como caçadas célebres em África, as Quedas do Duque de Bragança, o Monumento aos Mortos da Grade Guerra, que no cimo tinha o símbolo português dos heróis falecidos, substituído depois da Independência de Angola, por um tanque do MPLA, visitas a monumentos em Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres, Paris, Suíça, Madrid, Moçambique, África do Sul, Rodésia e... como não podia deixar de ser, registo de acções heróicas, praticadas por portugueses, em todo o território do nosso querido PORTUGAL.

Para se ter uma vaga ideia do que a foice do tempo ainda não decepou, aqui vão algumas imagens mostrando algum conteúdo das bobines de filmes e material recolhido por máquinas de filmar de 8 mm, e cassetes do tipo vídeo...
















O Autor... gabinete de trabalho doméstico...

Angola.

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário