sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A fábula da formiga...

Se fossemos como a formiguinha muitas das nossas dificuldades como pessoas individuais e como povo seriam   fácil e rapidamente   ultrapassadas.  Quando colocada  perante um obstáculo,  a formiga,  individuo,  convoca os outros elementos do grupo e de forma organizada e produtiva combinam esforços com vista à superação da dificuldade encontrada. Sem emitirem uma única palavra, mas comunicando,  ainda  assim,  através de sinais químicos,  são capazes de se comportarem  como  um único organismo,  trabalhando, então,  para o bem comum. A formiga é o melhor exemplo de comportamento cooperativo. O Homem,  como ser racional e inteligente ( pelo menos é o que se diz por aí,  embora existam  provas abundantes do contrário),  deveria ser capaz de seguir  semelhante exemplo.

 Mas não. Mostrando uma irracionalidade incontestável,  o Homem insiste no caminho do individualismo ganancioso,  do egoísmo autodestrutivo que seguramente levará ao abismo e à destruição. Não é pessimismo. Vejam como  tratamos a nossa "casa",  poluindo  e esgotando os recursos finitos,  apesar de conscientes das consequências graves para as gerações seguintes. Nestes últimos dias  os presidentes e primeiros ministros das nações mais poderosas estiveram reunidos em Paris  para discutirem o futuro do planeta mas,  desconfio,  tudo não passará de um manifesto de intenções,  para aliviar consciências,  pois,  como sempre,  o cifrão fala  mais alto.

Em Portugal,  Passos Coelho fez uma birra no parlamento, dizendo "que, quando precisar dos votos do PSD, o PS deve aceitar novas eleições: "No dia em que o nosso apoio possa ser decisivo para alcançar algum resultado essencial que a maioria que suporta o Governo não for capaz de garantir, apenas esperamos que tenham a dignidade de disso retirarem a consequência natural e devolverem a palavra ao povo".

Enfim,  cada um por si. Quando vamos entender que é a pequena formiga que tem razão ? Quando vamos,  finalmente,  trabalhar para o bem comum, esquecendo definitivamente o interesse individual,  cuja defesa cega invariavelmente conduz ao abismo ? Esperemos que em  breve,  porque senão pode ser tarde demais...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário