quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CA POSOKA e o dia de S. Vapor ...


Repousa  no Assento Etéreo, a grande maioria dos passageiros que embarcaram (ou desembarcaram) do cais  flutuante de Luanda,  neste gasolina,   utilizado no transporte dos viajantes que, naquela data, transitavam entre o navio fundeado ao largo da vasta  Baía de Luanda, e a  dita ponte flutuante, que durante muitos anos, foi o  lugar do primeiro   acesso às portas  de entrada da cidade de LUANDA.

As lágrimas vieram-me aos olhos, ao recordar  que ainda me lembro  do nome do "barquito"  em que viajaram meus saudosos Pais, Avós e Tias.Avós, - (o "Ca Posoka") - e que o primeiro abraço, e beijocas,  tanto à partida como à chegada,  eram   dados  junto as  escadarias de acesso aos bancos para passageiros,   em que nos sentavamos,  olhando , de seguida,  para as ondas azuladas  que a flutuação em andamento que  o casco do barquito  provocavam.

À ré, em todos os gasolinas que faziam o circuito de  tranporte dos viajantes,  entre os paquetes fundeados  ao largo e  a ponte cais instalada  à entrada   de Luanda,  em que a vinte metros, do desembarque,  já eram servidos cafés num pequeno "restaurante" ali construido, os marinheiros  de bordo,  faziam  questão de expor  a vistosa bandeira  Portuguesa.

Tempos que já lá vão !... e suponho haver ainda de quem se lembre  que,  após o desembarque,  as pessoas eram encaminhadas para a Alfândega, ali bem perto,  onde as bagagens. eram revistas e.. nem uma única multa era passada.  Era tudo gente de Trabalho, de Boa Fé, Cumpridora , Respeitadora e... FORAM ESTAS AS GRANDES OBREIRAS QUE CRIARAM AS RIQUEZAS  ANGOLANAS ,DE QUE SE APROVEITAM, AGORA,  OS NOVOS INQUILINOS, QUE NOS EMPURRARAM  PARA UM  FORÇADO "EXILIO" - COM CULPAS INERENTES DOS QUE   ESQUARTEJARAM   A  EXEMPLAR DESCOLONIZAÇÃO...

Tá?!...

Nota:- Sendo este um tema de que gosto (barcos e engenharia naval) procurei mais informação e vou continuar a procurar. Entretanto, na Biblioteca da Universidade de Aveiro,  para quem puder consultar,  pude encontrar uma referência bibliográfica. Se surgir mais informação, será divulgada.

Sem comentários:

Enviar um comentário