terça-feira, 5 de maio de 2015

África... África.. ( não esquece)...

Estou em vias de chegar ao fim  da leitura do livro que recentemente me foi oferecido, titulado " A Vida Nas Colónias -  DESCOLONIZAÇÃO", distribuído pelo  jornal " Correio da Manhã".  Leitura que me  tem  causado certos  "macaquinhos"  na cabeça,  pelo facto de que à medida  de que  o vou lendo ,  uma certa  reminiscência   por vezes  acresce,  consequente   de um passado,  pelo qual me vi envolvido, numa época que precedia o acto da independência da terra que me viu nascer, há perto de noventa anos...Angola !.

Mas ultrapassemos, para já, os azares que muito  perturbam...

Uma da curiosidades que me afectou , foi a lembrança da distribuição do Mapa de Portugal, que em todas as Escolas, em Portugal,  era distribuído,  numa data em que eu ainda  aprendia na Escola,  a ler o ABC, pouco tempo antes de ter embarcado no vapor "Angola" no cais de Sodré , em Lisboa, com destino a Angola.


Neste livro,  vem reflectida uma revelação, que, supostamente poucos portugueses a conhecem, que é a seguinte:


Transcrições:
                   fotos:..." Foi  a temperatura, as cores,  os cheiros e as pessoas felizes nas esplanadas. Foi tudo junto. No  Portugal frio e cinzento de  então tudo era proibido, até ter um isqueiro,  Em plena década de 1960 ter um isqueiro sem licença dava multa; cinquenta escudos. O mesmo que pagavam os casais apanhados a beijarem-se em público...

                   Nas Províncias Ultramarinas, os portugueses eram mais livres. A começar pelas mulheres, que praticavam  todo  o tipo de desportos, trabalhavam fora de casa e conduziam desde  cedo, Lambretas, motas carros, jipes....

E, contrariamente,  noutros tempos,   Em Portugal,  podia-se fumar, nem que fosse numa sala de cinemas,   e em qualquer sitiofosse onde fosse, puchava-se do cigarro e  fumava-se  absolutamente à vontade,  pois não era proibido, como agora...

Ainda sobre África,   por coincidência,  a SIC emitiu, ontem, dia 4.    programas sobre África, incluindo algumas imagens sobre a Guerra Colonial, com declarações de alguns Combatentes,  de que se retransmite, de seguida, alguns excertos...













                                                            Angola- não esquece...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário