quarta-feira, 13 de maio de 2015

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima).

                            13 de Maio de 1917..

 (Hoje 13 de Maio de 2015) - Em sentimento à data histórica que hoje se comemora, e porque em razão desta data, muito me lembra (e continuo sentir) a falta que me faz a minha saudosa Mulher (Alvarina Teresa), mas como sinto que repousa em Paz, junto de Deus, e que se  aqui estivesse a  acompanhar-me neste momento,  teria perto de Si, a Estatueta de Nossa Senhora de Fátima,cuja história em relação a esta imagem. que seguidamente tentarei relatar.



Esta estatueta, tem a sua origem no meio Familiar, enquanto vivíamos em Angola e permaneceu sempre, ao longo dos anos, connosco. Inclusivamente, quando minha Santa Mãe  (Maria Helena) faleceu, em Luanda,  esteve sempre junto ao Seu   leito de morte, e, mesmo quando viemos para Portugal, a Estatueta foi sempre nossa religiosa Companheira, agora   em pedaços continuava  guardada numa gaveta.

Os anos foram passando, e ao longo do percurso de vivência, sempre houve o cuidado de a proteger de qualquer acidente  mais destruidor.

Já depois de casado, mais tarde, e por motivos que todos já conhecem, basta falar na "exemplar descolonização", para repouso físico e mental, viemos para Portugal, onde, também viemos a ter algumas contrariedades, e de entra elas,  foi, certo dia, por razões que não me lembro,  tive uma atitude mais brusca  e desajeitada, que motivou  o desgraçado estilhaçar desta  Memorável e virginal Estatueta, tendo sido substituída por uma nova,  que se manteve na mesinha da cabeceira da cama..

Mas... muito mais tarde (Deus não Dorme !) veio morar para perto de nós, uma especialista de arranjos estilhaçados, de certa obras, que se prontificou em  arranjar e consertar a Velha Estatueta, que é a que se vê na fotografia, mas com aparência  de nova, abaixo exposta.

E... Nossa Senhora de  Fátima, em estatueta original  recomposta, e já  com perto de cem anos,  mantém-se protegida no oratório que mandamos, depois,construir..





E assim, que Nossa Senhora nos proteja de todos os males que  certas pessoas, maldosas, nos vão ameaçando. Elas cá se fazem, cá se pagam... como diz o Povo..

 Nota: Após  ter finalizado o presente blog, estive a ver, pela televisão, o relato dos movimentos  ocorridos pela vasta massa  de  Peregrinos que enchiam todo o espaço livre, destinado  às  manifestações. Porém, ou por falta de visão, ou por qualquer  outra acção  impeditiva, não  vi   enaltecida, nem destacada,  nenhuma  bandeira das cores de Angola.!

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário