sexta-feira, 8 de maio de 2015

Heróis, heróis, negócios à parte...

Ontem, 7 de Maio de 2015, ao final da tarde,  decorreu na Biblioteca Municipal de Olhão a apresentação de um livro intitulado "Heróis à Moda do Algarve". Alertado por uma Familiar para esta ocorrência,  decidi comparecer fruto da curiosidade relativamente ao tema abordado no referido volume,  o vocabulário popular do Algarve,  um falar muito próprio,  nem sempre fácil de entender por quem vem de fora. De assinalar que o livro inclui até um dicionário do  palavreado algarvio,  para ajudar a melhor compreender este  linguajar.

Assisti, com gosto,  à apresentação e no final pedi para dizer algumas palavras. Após alguns  minutos, foi-me permitido abordar os Autores,  com os quais tive o prazer  de trocar algumas impressões,  tendo ainda a oportunidade de lhes mostrar um  volume dos meus trabalhos bloguistas. Entretanto,  vi-me rodeado de Pessoas enquanto descrevia o meu trabalho e pedia autorização ao autor do livro para fazer uma referência bloguista  ao seu escrito sobre os falares marafados do Algarve.

Seguidamente decorreu a venda de exemplares do livro autografados e com dedicatória dos autores. O custo de cada livro era  de cerca de dez euros. Interessei-me pela sua aquisição mas,  ao consultar a minha carteira, verifiquei que não tinha verba suficiente, pois não levantara dinheiro numa caixa multibanco. Ainda assim,  interpelei a pessoa responsável pelas vendas,  explicando a situação,  tendo obtido a seguinte resposta:

"O Senhor,  visto não ter aqui dinheiro,  pode depois adquirir um livro em qualquer livraria."

Assim se esfumou o desejo de conseguir um exemplar autografado da obra. Sinceramente,  esperava que me fosse permitido levar um exemplar,  sugerindo a possibilidade de enviar o pagamento posteriormente  ou mesmo a oferta de uma unidade. Mas nada disso  aconteceu. Talvez  fruto da sociedade em que vivemos numa permanente desconfiança e em que o cifrão se  sobrepõe demasiadas vezes a qualquer gesto de boa-vontade,  a verdade é que demasiadas vezes desconfiamos das intenções dos outros e deixamos passar a oportunidade de  ter um gesto de gentileza e amabilidade. No fundo,  perderam a hipótese de divulgar o livro e talvez deixar de ganhar  dez  euros naquele instante para,  graças à divulgação da obra por parte de um Leitor satisfeito,  ganhar depois três ou quatro vezes mais.

Apesar de tudo,  e porque os textos  em  apreço são de grande interesse e mesmo divertidos aqui fica a referência  à obra a quem possa interessar. Da minha parte,  aguardo com ansiedade o exemplar do livro que  alguém prometeu  trazer ainda hoje...

Tá?!...

1 comentário:

  1. É por esta e outras que muitas das vezes não vou a apresentações de livros..
    Porque os autores que apresentam só querem é vender livros. Não se interessando para que os faz publicidade da sua obra, atravês da comunicação social regiona.Porque a diária não lhes interessa este tipo de noticia.

    ResponderEliminar