segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Loucura do Elogio...

Há dias li um pequeno artigo de opinião num jornal local em que a jovem autora lamentava o facto de,  tal como existe para as reclamações, não haver um livro de elogios.

Passamos o tempo a reclamar e a lamentar. Umas vezes com razão, outras nem por isso. Mas, atentemos,  quanto  do nosso tempo é passado a elogiar algo ou alguém ?

Verdade seja dita que nos tempos mais recentes o povo português, de uma forma geral,  não tem tido grandes razões para elogios. Mas, caramba, será que não temos nada de bom à nossa volta, que mereça ser enaltecido e elogiado ?

O meu Avô.
Quando alguém tem um acto de gentileza ou elogio é olhado "de lado" e visto como um louco. "Mas o que é que este tipo está para aqui a dizer ? Ele está a elogiar e a dizer bem? Deve ser maluquinho, coitado !..."

Gastamos demasiada energia  a fazer listas quase exaustivas dos pontos negativos de quem ou do que está à nossa volta. Esta energia negativa é esgotante e pode levar à demência. Sim, à demência e degeneração numa sociedade que deixa de saber reconhecer o que tem, em si mesma, de positivo.

O céu azul,  o calor do  Sol no nosso rosto, as crianças a brincarem felizes num parque, o sorriso de um velhote ou de uma velhota quando lhe damos a mão para os ajudar... Enfim,  tanta coisa boa.

A minha Avó.
Dada a minha já provecta idade recordo com carinho (e sempre foi assim) as minhas memórias  de infância e juventude. É com grande carinho que recordo os meus Avós, pelos quais tenho grande respeito e admiração,  agora e sempre. Sempre olhei os Avós como alguém muito especial, capazes de me ensinar muito sobre o que é a vida e como enfrentá-la. Há povos, que dizem ser mais atrasados em termos de evolução (será ?), que têm pelos seus anciãos o mais elevado respeito e admiração, sendo estes considerados os elementos mais valiosos da tribo ou grupo. Isto acontece porque estes povos reconhecem o elevado valor da experiência e saberes acumulados nestes elementos mais idosos e a mais valia que podem trazer para a sua sociedade. Reconhecer erros passados e conquistas importantes é algo que só alguém com experiência é capaz de conseguir e é essa pessoa a mais indicada para transmitir esse conhecimentos às gerações seguintes.

Infelizmente a nossa sociedade não dá o devido valor aos mais velhos... São frequentemente vistos como um "trambolho" fora de validade. Provavelmente, é por estas e por outras que a sociedade actual está como está. É uma crise financeira mas cuja origem é uma acentuada crise de valores.

Façamos, então, loucuras. Elogiemos os nossos Velhotes, os nossos Pais e Avós. Eles que tão importantes são para nós... Eu deixo o meu elogio aos meus Avós. Obrigado e Bem-hajam !

PS - Quero relevar a colaboração do meu Amigo e Kamarada de luta armada, Luís Ribeiro, especialista  nestas matérias de blogues e companhia que me ajudou na redacção deste e de outros textos. Obrigado!.

Sem comentários:

Enviar um comentário