quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O espírito de Natal... ainda e sempre ...

Ao longo da minha vida fui recolhendo imagens, paradas e em movimento,  de momentos que,  por algum motivo me pareceram dignos de serem "congelados". Ainda hoje conservo muitas das bobines originais.

Com o surgimento do sistema VHS fui passando algumas dessas imagens, fixas em película,  para a banda magnética das referidas cassetes.  O tempo passa para todos e o meu objectivo era preservar as imagens,  uma vez que os suportes originais estavam envelhecidos e,  não querendo perder esses fragmentos do tempo, procurei colocá-los num "depósito" que me pareceu mais confiável.

Posteriormente,  com o advento da era digital, com o aparecimento do CD, DVD e os computadores fiz um novo upgrade ao meu acervo cinematográfico. Liguei cabos, movi as mobílias, reformulei a decoração,  tudo  em nome da preservação das imagens que recolhi com tanto carinho. Hoje, conservo ainda cerca de cinquenta bobines originais,  em que a qualidade de imagem já não é a melhor, em alguns casos, outras cinquenta cassetes VHS e perto de cem discos DVD. No entretanto fui fazendo algumas montagens,  à laia de colectânea,  adicionando algumas músicas,  para preencher o silêncio,  pois as câmaras antigamente não gravavam o som,  pelo menos com a facilidade com que hoje se filma e grava o som de qualquer acontecimento, usando  um mero telemóvel.

Nestas minhas filmagens retrato paisagens (Angola, Portugal, Moçambique, ...), a Família e algumas pessoas anónimas que, por acaso, se interpunham defronte à lente curiosa da minha câmara de filmar ou fotografar.

Neste último Natal, atendendo ao meu gosto por estas coisas da cinematografia e imaginário em geral e, tendo em conta o meu actual stock de camisolas, cuecas e meias, a Família decidiu presentear-me com a colectânea das colectâneas, o best of dos best ofs, uma colecção de imagens, recolhidas à socapa, com a colaboração de um benévolo espião, o qual me foi mantendo entretido enquanto preparava a surpresa. Assim,  recebi, como prenda de Natal, uma magnifica produção, ao nível das melhores de Hollywood,  com direito a imagem impressa em DVD e uma capa a condizer.

Gratas imagens e memórias !!!...

Os momentos passaram mas ficaram gravados na memória e agora num disco muito especial que guardo com imenso carinho.

Obrigado e... BEM HAJAM !





1 comentário: