sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

"HONI SOIT QUI MAL Y PENSE "...


Artigo de opinião no Jornal de Angola.


No mundo da Internet, não é possível ocultar os grandes acontecimentos que se vão desenrolando por este Mundo fora, pelo que através do Site-NET, o acesso a qualquer tipo de consulta, tem sempre resposta.  imediata, em tudo quanto se queira consultar e explorar, atendendo a infinita linha de fácil busca a quaisquer tipos de questões e/ou problemas, decorrentes da vivência mundana.

Foi nesta perspectiva que, numa fase de curiosidades, tal como  se estivesse a tocar as teclas de um piano, para acompanhamento musical, que descobri algo que me despertou especial atenção: Assuntos de Angola!


Encrespado pela leitura de um texto que vem inserido na Internet, cuja fonte jornalística é encimada sob o titulo "Jornal de Angola- Artigos (Opinião)- Rui Ramos ", passo a transcrever, na integra, e com a devida vénia, o seu conteúdo, inserido em letra de imprensa: "Privilegiados contra desesperados..28 de Novembro, 2012. " Milhares de portugueses  desesperados formam diariamente filas intermináveis nos  Centros de Emprego e  outros largos milhares ainda é noite e vão para Alcantara na tentativa esperançosa de conseguir um visto para Angola, a nova Terra da Promissão.  O povo português é tradicionalmente um povo pobre, povo de olhar o chão para ver se encontra centavos, tostões ou cêntimos. Mas de repente votou num poder que lhe abriu as portas do paraíso artificial. Desatou a  contrair empréstimos para comprar primeira, segunda e terceira habitação, carros para cada membro da família, computador para cada membro da família, cão para cada membro da família, um telemóvel por cada operadora para cada membro da família.  Os bancos  fizeram o seu trabalho de casa, deram empréstimos a cada membro da família, deram cartões de crédito, cinco para cada membro da família, até bebé tem cartão de crédito e empréstimo bancário em Portugal.
Narizes empinados, até pareciam ricos. Parecia que estavam a crescer, a subir.  Tinha até motorista de autocarro 463 que não parava na paragem quando trabalhadora cabo-verdiana tocava.  Trabalhar para pretos ?  Menina mais castanha era chamada de "suja",  vai para a tua terra. Presidente da Câmara de Lisboa apanhou sol desde  os tempos dos avós e muitas pessoas chamavam-lhe " o preto da Câmara". Gostam muito de chamar "pretinho", gostam mesmo.
De repente acabou a teta da loba, secou,  voltou ao que era, como sempre foi: país muito pobre. Quase dois milhões no desemprego para o resto da vida.  Prosperam negócios ilegais, nas cervejarias trafica-se droga na cara da polícia, à luz do dia assaltam-se pessoas e supermercados impunemente, a policia diz que não pode fazer nada.
Então chegam notícias, não de Preste João, mas da teta angolana: tem leite enriquecido.
Chiu, não chama mais preto, eles não gostam e não te dão visto  E então a procissão de nossa senhora da esperança avança para Alcàntara, enche o passeio como uma jibóia. Marcam lugar, vão rápido no bar, menina, uma bica bem escura, eu não sou racista. Na bicha só se ouve " eu não sou racista, nunca fui, eu nunca chamei preto a ninguém, acho que me vão dar visto...
Esses são os desgraçados, arruinados, miseráveis de um país no abismo. Outros vivem desses.
Os candongueiros, o0s fugitivos dos impostos, mas também os intelectualóides que já foram paridos com um livro na mão. Passam lá de madrugada quando voltam para casa e ao verem aquela bicha espumam como cão vadio, põem cara de podre e murmuram " pretos da merda", passam na bicha e trombeiam " aquilo lá é uma ditadura, os chineses comem pessoas..."

(Uma passagem não transcrita, dada a extensão prolongada e exaustiva )

"Quem chega atrasado à interminável bicha diária e não ouviu, pergunta quem é aquela nervosa com aqueles tiques esquisitos. Um desesperado lhe  diz, desinteressado: é uma gaja de Sintra que está bem instalada na Europa e vem aqui cuspir perdigotos gozando connosco, como aquele Pereirinha  gorduxoso  esquisito que brinca com a nossa miséria.
Então o desesperado alcança a porta e u7ma luz se abre, chora de alegria pela primeira vez há muito tempo, sai do mundo escuro dos mortos e entra no mundo luminoso da esperança."

**************

Fez-se todo o possível por respeitar à letra  a transcrição (embora parcial) do texto, cuja foto original  foi aqui incluída.

**************


Desconhecedor dos intervenientes e subscritores dos conteúdos publicados na Internet que serviram de fonte para a emissão do actual trabalho, depreende-se, pela leitura  do teor original, que em certos centros jornalisticos, ainda impera, em profundidade, o sentimento racista e ressabiado.

É certo que cada um tem a sua própria heróica  historia de sobrevivência humana, por vezes de espantar, que, por pouco, até, o levaria aos seus últimos dias...

O Mundo é assim ... já um antigo e popular artista português (já falecido) num filme onde fora protagonista, dissera: " O mundo é uma bola que rebola e a cada volta que dá muda as faces das coisas"....

Nas veias de tanto em   angolanos (naturais de Angola) como  nas  de portugueses (nascidos em Portugal Continental) não raras vezes corre sangue reciproco, isto é, há uma mistura, entre si, das duas classes  sanguíneas, pelo que não é saudável denegrir quaisquer dos nascimentos de origem virginal...

O mundo, como disse o cineasta, o Mundo  dá muita volta,

O Privilegiado de hoje pode amanhã ser o Desesperado, e 

O Desesperado de hoje, pode amanhã vir a ser o Privilegiado !..


Tá?!

1 comentário:

  1. pois,pois Sr Armando,não gaste as suas energias com gente que continua estupidamente estúpida ...40 anos volvidos continuam estupidamente estúpidos,tanto uns como os outros... não havendo muita diferença a única diferença mesmo é que uns conseguem ser muito mais corruptos que os outros,....
    tá???
    um abraço

    ResponderEliminar