quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Pratas já aí está...

Mais uma da África antiga...(Angola)...

Passou-se, realmente, no norte de Angola, já lá vai muito mais de meio século...

Numa carrinha ambulante, um velho veterano que se dedicara à projecção ambulante de filmes, ao ar livre,  o Senhor Pratas (como era conhecido) e, curiosamente Pai de um colega que comigo iniciara os primeiros estudos, da  primária, durante a época quente do verão, em que em certas noites se atingia uma elevada temperatura ambiental, este Senhor "projeccionista" era sempre muito  ansiosamente aguardado pela massa populacional, sobretudo em  locais em que só havia cubatas e  onde os seus habitantes, genuinamente "africanos", até, muitos deles nem sabiam falar a língua portuguesa... mas entendiam-se em quimbundo.

Montado o écran, em campo aberto e livre, o Sr. Pratas, geralmente ao anoitecer, experimentava a sua maquineta projectora de filmes geralmente "bonecadas", anunciava, com gestos e sons, para  que os  "espectadores" se arumassem sobre o capim, pois iria dar inicio ao espectáculo.

Lá conseguiu que se fizesse o silêncio para se poder ouvir o som dos microfones e zaz!!!... com as baterias alimentadoras lá punha a máquina projectora a funcionar..

O alarido dos assistentes, então, era caótico, ao verem as imagens  projectadas no écran, montado a certa distância... até que..
.
  ... numa das cenas do filme, que estava sendo projectado, surgia uma forte personagem munida de uma catana na mão e com um ronco feroz...

...Ai Jesus ! o que aconteceu de imediato:

             









OS ESPECTADORES, AMEDRONTADOS COM O CENÁRIO, AOS GRITOS, LEVANTARAM-SE  E... FUGIRAM TODOS... A SETE PÉS  !!!...

AIUÉE... AIUÉE. !!!......

E o campo ficou deserto ...Que grande sala de cinema...

(A norte de Angola já muito  "embrenhados" numa  área selvagem ... foi há muitos anos...).

Sem comentários:

Enviar um comentário