domingo, 6 de janeiro de 2013

Dia de Reis - 6 Janeiro 2013


Em Olhão cumpriu-se a tradição cristã,  que se celebra a partir da  madrugada do dia 6 de Janeiro,  Dia dos Reis,  segundo a lenda,  JESUS CRISTO , recem-nascido recebera a visita dos três Reis Magos, ocorrida nessa data, que marca, para os católicos como o dia para a veneração aos Reis Magos, que, segundo a tradição surgida,  converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar

Nesta época do calendário,  por norma,  encerram-se para os católicos os festejos natalicios - sendo o dia em que são desarmados os presépios  e retirados todos os  enfeites natalícios.

Uma tradição de que  ainda me lembro, desde  os meus tempos em que ainda tinha cabelos abundantes na minha actual careca,  consistia em comer o Bolo-Rei, no interior do qual se encontrava uma fava e um brinde escondidos, e a pessoa que os encontrasse pagaria o Bolo-Rei no ano seguinte..



Agora, os  tempos são outros, mas  os "costumes" , de um modo geral , são mantidos , respeitando o significado bíblico de  outrora.

Nas ruas desta cidade  de  Olhão da Restauração,  foi observado o desfilar de camelos, conduzidos por figuras representativas dos lendários visitantes., conforme  se pode observar  pelas recentes fotografias.

... e canta-se também As Janeiras...!!!...


Parabéns Senhores ( ou Senhoras) organizadores  (as) desta  saudosa demonstração, numa cidade  que contabiliza   momentos históricos nacionais.

Tá?!

Sem comentários:

Enviar um comentário