sexta-feira, 16 de maio de 2014

A alfarroba...





Vagens de alfarroba dependuradas, em cachos suspensos  de várias  árvores implantadas junto aos passeios de acesso à  ex-estrada 125 ( actual Av. D. João VI), em Olhão), por onde circulam diàriamente, milhares de viaturas, incluindo  os  grandes camions transportadores de toda a espécie de mercadorias, para fugirem  as taxas  que se cobram  quanto à  circulação na via do  Infante, no sul do Algarve.

Segundo  publicação  anunciada na Internet, titulada pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve. a alfarroba é o fruto da alfarrobeira em que tudo pode ser aproveitado, embora a sua excelência esteja ainda ligada à semente extraída a goma,  constituida por hidratos de carbono complexos (galactomananos), que têm uma elevada componente como espessante, estabilizante,  emulsionante e múltiplas utilizações na indústria alimentar,  farmacêutica e cosmética. ( sic).

"Portugal é o terceiro produtor mundial de alfarroba - os primeiros são os espanhóis... e o aumento de produção nos últimos dez anos pode levar o Algarve a conquistar uma agricultura sustentável e levar o País no segundo produtor de alfarroba do mundo "...(sic).

Perante o que se acaba de ler ( por transcrição), na Internet,  então, mãos à obra,.. arregacemos as mangas e toca a trabalhar para que em vez  de palantarmos estas ricas árvores  só em  passeios dentro  das cidades,  tornar extensivas  futuras implantações, de alfarrobeiras,    em planícies  ainda desertas por esses  abundantes  terrenos  algarvios...



Tá?

Sem comentários:

Enviar um comentário