domingo, 11 de maio de 2014

Rejeitar ? Não !

Há um provérbio, na nossa língua portuguesa, que diz ..."Quem à boa árvore se chega boa sombra o cobre"..

Ainda tenho em mente, alguns  episódios, muito amargos,  porque tivemos que sofrer, que emergiram das graves situações porque tivemos que passar, resultante do forçado Adeus  a Angola, em consequência da "exemplar descolonização", terra de naturalidade e de permanência  meio centenária, e onde "tudo o vento nos levou."...

É compreensível, até certo ponto , que à  "malta moderna " (sem ofensa) falar agora  sobre os problemas de Angola, torna-se  uma  grande "chatice", pois já  são passados muitos anos, e as "coisas" já deram uma volta  quase .a cem por cento, e tudo mudou !. Mas,  o sangue que circula nas veias de quem  teve que se sujeitar a  continuar  a viver, na altura  em Portugal,  com cinco mil escudos, que era a importancia que as leis determinavam que fosse  "restituída" aos Retornados,  que para os obter teria que, às quatro horas da madrugada, por-se  numa  bicha, na baixa de Lisboa, até ao local onde  a Tesouraria desembolsaria o dinheirinho...continua a ser o mesmo, embora mais enfraquecido.

Revela o ditado que quem chegasse à boa árvore,  seria coberto por boa sombra.  Mas, os tentáculos administrativos, da época, ( como os de agora ! ) não nasciam   de nenhuma boa árvore, pelo que, quem precisasse de boa sombra,  tentava, por todos os meios,  ao seu alcance, descobri-la.

Esta prosa vem  dar um certo sentido quanto à tentativa de se procurar, pelo menos,  de alguem que tenha tido pena  de  nós ... os ditos "Retornados". E dentro desta perspectiva,  encaminhou-se para vários Centros, Partidos,e Outros,  correspondência  emitindo uns  SOS. E foi então, que, em certa altura, houve,  pelo menos uma Única Pessoa ( com a qual nunca tivemos qualquer contacto ) que se dignou  dar uma   resposta  pessoal , aos nossos pedidos de Socorro,  Dr. Paulo Portas, a quem se prestam os maiores louvores, e agradecimento por tal gentileza...

Com todo o respeito, as  fotos aqui  reproduzidas, provam-no. Só é lamentável que a Personalidade a quem a correspondência foi  dirigida, já faleceu.




                                             Olhão,  11 de  Maio de 2014 - às 22H07
Tá?!..

Sem comentários:

Enviar um comentário