sexta-feira, 9 de maio de 2014

Outras realidades...

Há dias o jornal "Público" publicava uma matéria relativa a uma hipotética invasão de Portugal que poderia ter ocorrido por alturas do pós 25 de Abril de 1974,  ordenada pelo General Spínola,  com o apoio do exército brasileiro,  país onde a dita personalidade se encontrava exilado. Tal invasão nunca chegou,  como sabemos, a ocorrer,  mas será um exercício interessante especular sobre a realidade alternativa que tal acontecimento viria a revelar.

Imaginemos então que o Exército Brasileiro  aceitava a ideia louca de uma invasão do País que outrora fora seu colonizador. Não é difícil aceitar que a resistência das Forças Armadas lusas, destroçadas pela ainda recente guerra colonial,  imersas num processo pós revolução,  com uma  hierarquia esbatida,  seria,  essa resistência,   complicado concretizar. O exército brasileiro,  vindo de longe mas numeroso,  bem equipado e organizado,  tomaria então,  sob o controle do General Spínola,  conta do País. Ironicamente,  pouco mais de cento e cinquenta anos depois da independência do Brasil,  o colonizador passaria a colonizado. Face à incapacidade das Forças Nacionais para reagir,  Spínola, passaria a assumir a função de Chefe de Estado,  à frente de um Governo em que estariam mesmo maioritários os representantes do Governo da Metrópole,  com sede na capital,  Brasília. Posto isto,  o que seria diferente e o que seria igual ?

Provavelmente estaríamos todos a falar com um sotaque diferente. Diríamos "futchibóu"  em vez de futebol. Basta ouvir o pessoal que emigra para o Brasil e que rapidamente se vê obrigado a adoptar o sotaque local,  sob pena de os indígenas não entenderem patavina do português arrevesado que se fala em Portugal. Comeríamos mais arroz com feijão e teríamos a companhia de umas quantas favelas à volta de Lisboa e Porto. Estaríamos agora atrasados  na construção de uns estádios para o mundial que se avizinha,  organizado pelo Brasil e com alguns jogos a serem realizados  em estádios da Colónia,  nomeadamente dos clubes Sport Lisboa e Brasilia  (SLB) e Sporting Clube do Brasil (SCB).

De resto as coisas não seriam muito diferentes: as televisões inundadas com novelas brasileiras,  brasileiros  a emigrarem para Portugal,  portugueses a emigrarem para o Brasil,  muita cerveja (Chope) e futebol à mistura para distrair o povo, ignorante ou nem por isso.

Uma realidade alternativa,  eventualmente diferente na forma mas de conteúdo muito  idêntico...

a

Sem comentários:

Enviar um comentário