quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Os pingos de mel da infância...


Papoilas...

A primeira imagem, acima, à esquerda,  foi obtida  a partir de um site que a Internet dispõe para os seus utilizadores.

As  duas imagens seguintes, foram fotografadas a partir de um recanto ajardinado, muito recentemente,  perto da residência do autor deste programa, numa fresca manhã de Janeiro de 2013.

O colorido destas "florzinhas" inspirou-me para  um pensamento que aflorou à minha  mente, ao observa-las,  que me transportou para um período de vivência em que, caminhando rumo às instalações de ensino , da  Mocidade Portuguesa, em manhã primaveril, aos 10 anos de idade, em Lisboa, (Carnide - Largo da Luz), iria aprender a cantar o hino que a juventude de então teria que entoar -  "...Lá vamos cantando e rindo...", num ambiente em que ainda se respirava frescura e vivia-se total inocência  e infantil ignorância do que o futuro nos estava preparando....

Em meados daquele ano, porém, uma voz  ESTRONDOSA ecoou em toda a parte do Mundo, que  "aniquilou" todos os projectos que iriam construir o futuro de toda a "rapaziada!, na idade universitária  "REBENTOU A  II GUERRA  MUNDIAL - O MUNDO ESTÁ A FERRO E FOGO ! 
.

 As minhas raízes de crescimento e desenvolvimento estudantil assentavam no meu país de origem (Angola), e face às dificuldades que emergiram de tal situação beligerante, tais como os transportes marítimos (porque na altura ainda não havia a aviação comercial), embarquei no paquete "Angola", com destino a Luanda, nesse mesmo ano, cuja viagem durou mais de vinte dias, porque, em pleno oceano Atlântico, os navios de guerra interceptavam os paquetes de passageiros.

Claro que em terrenos angolanos as flores não são precisamente iguais  às que florescem em Portugal, pelo que, certas espécies são ali inexistentes e desconhecidas (ou eram...) como, por exemplo, as coloridas papoilas...

A guerra mundial motivou altos riscos, em muitos sentidos, sobretudo os que se relacionaram com os meios de transportes, educação, ensino,  alimentar, etc., pelo que se suportaram dificuldades sem fim, em toda a sua extensão.

E assim fui vivendo, em África, até que, decorridos longos anos, já na idade adulta, tive, finalmente, o  ensejo de poder voltar a apreciar o fascínio encantador que floresce nos parques e jardins metropolitanos... -  estive para cima de mais de vinte anos sem tocar, nem ver, uma simples papoila e  nem até  um singelo ramo de oliveira.....( quebrara-se  o encanto ruinoso de uma profunda saudade ).


Momentos de fascínio promovida pela sementeira desta vida !... (Passe a filosofia barata !!!.)
O cultivo e apanha das papoilas

Muita coisa passou entretanto, no parapeito dos horizontes, casos bons e casos horríveis. Dou como principal exemplo destruidor - a deflagração da primeira BOMBA ATÓMICA, que em breves segundos,  ceifou a vida de muitas pessoas inocentes, e....

Como tapete  atenuante, a reconciliação, entre os protagonistas que activaram a discórdia e desentendimento lesivo entre povos, de vários quadrantes no nosso hemisfério  terrestre.


Será que me fiz entender que, uma simples flor pode "remexer", com agrado, na alma de um simples e modesto cidadão, de cabelos brancos, que se aproxima, aos 85 anos, do último degrau da vida terrena ?

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário