quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Que fumadores (as)...









Winston Churchill - Um dos mais famosos fumadores do Universo...
Transcrição  parcial de um texto inserido no jornal "Correio da Manhã", que, com a devida vénia, tem a seguinte redacção: "...O Ministério da Saúde está a estudar a comparticipação dos medicamentos para ajudar a deixar de fumar, ao mesmo tempo que vai avançar com legislação para impedir os novos restaurantes e cafés de terem espaços para fumadores...". 
Pois bem !!!... Aprendam comigo, que fui  em tempos idos, um grande fumador, tal Winston Churchill , que, com os seus inseparáveis charutos, "golpeava" vitoriosamente, os projectos de combates que, o inimigo, forjava, aquando da época da desastrosa Segunda Guerra Mundial. De forma alguma não me quero igualar as sua grande capacidade de ter ultrapassado, sempre com fervor vitorioso, os capítulos  em que teve de decidir soluções difíceis, que sempre o conduziram ao triunfo, acompanhado pelos seus inseparáveis charutos!...  Eu fugi à regra (ou fui obrigado a fugir) para desistente de fumador... 

Como foi possível, tal "milagre" ???...  Eu explico:

Ao longo do meu curso como "TRABALHADOR", fui sempre um veterano dos maços de cigarros, de marcas nacionais e estrangeiras, até ao ponto em que, o cigarro já não satisfazia o vicio do simples cigarro, mas, com tinha a facilidade de acesso aos charutos rodesianos (famosos em todo o Mundo), 
 só me sentia satisfeito com a inalação do fumo e gosto de tabaco acharutado.

Durante muitos anos, era só charutos... e mais charutos, até que, um dia, os pulmões deram o sinal de alerta, que me conduziram a uma casa de saúde, para tratamento,  em Luanda.

Após uns meses, já recomposto, voltei de novo ao vicio do "tabaquinho", até que já muito perto da data da independência de Angola, de onde sou natural, tive que ser socorrido, desta vez em Lisboa, por falta de médicos em Luanda, da especialidade,  e, efectivamente os tratamentos  a que fui submetido, neste torrão encantador, impediram-me de me  conduzir, de novo, ao vicio do tabaco e deixei efectivamente de fumar... Foi maravilhoso o saudável ambiente que comecei a sentir...

Por indicação clínica, fui proibido de tocar nem que fosse num simples cigarro, e, realmente foi um período em que a saúde muito melhorou, dada a ausência dos... charutinhos !

Até os alimentos me sabiam melhor e as sardinhas assadas eram um petisco com sabor a vida !!!

Porém, decorrido algum tempo sem o vicio do tabaco, circunstâncias relacionadas com o período que antecedeu a data da independência de Angola, o sistema nervoso conduziu-me à tentação do recurso ao fumo do tabaco e...

Nova consulta ao médico, que me atendeu  numa  clínica bancária em Lisboa, e...

...Pergunta do Clínico, em voz de repreensão  " VOCÊ VOLTOU A FUMAR  ???...

Minha resposta - "... SIM... "

O MÉDICO...

" ...SEU  ESTÚPIDO  !!!... "


E A PARTIR DESSE PRECISO MOMENTO...

ESTES MEUS ÚLTIMOS CHARUTOS E TUDO QUE FOSSE TABACO



JAZEM HÁ MUITOS E MUITOS ANOS NUMA CAIXINHA DE RECORDAÇÕES !!!...

Sem comentários:

Enviar um comentário