domingo, 21 de outubro de 2012

..Lembrando um doloroso passado...

Sem ressentimentos, mas com alguma  respeitosa reserva, apoiando-me numa publicação, já em tempos inserida na Internet, despertou-me certa curiosidade uma programação que me assolou à memória um facto relacionado com o artigo, ora, publicado.

Transcrição (ocultando vocábulos menos dignos): "Uma carta do almirante (.....) Rosa Coutinho, quando era presidente da Junta Governativa de Angola, está a provocar polémica em Angola. A carta, em papel timbrado do gabinete do Governo-Geral e com a assinatura de Rosa Coutinho, era dirigida a Agostinho Neto e nela se pode ler... " (omite-se parcialmente  uma parte do texto). ..." Dê por isso  instruções secretas aos militantes do MPLA   para aterrorizarem por todos os meios os brancos, matando, pilhando e incendiando a fim de provocar a sua debandada de Angola."l

Eis a fotocópia da carta, que, pela leitura do que está exposto na própria Internet "... Holden  Roberto presidente da FNLA, que cedeu uma cópia da carta ao EXPRESSO, garantiu a sua autenticidade, acrescentando: "Um homem que escreveu uma carta destas é um criminoso". Rosa Coutinho, reconhece a veracidade da assinatura ".


A parte chocante, que me recorda momentos pouco felizes, pouco antes de ter embarcado com destino a Lisboa, para ser ali submetido a tratamentos médicos, especializados, foi que, para cumprir o que fora determinado pelas Entidades Superiores, tive que "enterrar" a minha arma pessoal, uma 6:35, no meu próprio quintal, a uma profundidade de 1metro....

A parte curiosa, que decorreu após a Independência, acto que não me foi possível assistir, por motivos de doença, foi que, um Familiar meu, tempos depois, foi dar uma espreitadela à minha residência em Luanda, à qual regressaria logo que estivesse curado e... surpreendentemente encontrou tudo destruído (todo o recheio doméstico). Lembrando-se que a arma jazia no aterro do quintal, foi desenterrá-la e... deu-lhe o rumo que melhor entendeu!...

Já lá vão dezenas e dezenas de anos - o tempo vai ceifando as más e causticantes memórias de um doloroso passado...  Os  problemas, agora, são outros !!1...... 

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário