quinta-feira, 25 de outubro de 2012

..." SE EU FORA REI "...

... "Se eu fora Rei "... foi o título de um filme, que tive a oportunidade de apreciar, exibido no Cine-Teatro Nacional, em Luanda (Angola), há cerca de  65 anos, e que, em todo o Mundo, foi projectado com pleno  êxito..

Numa reminiscência do que vi, relativamente a estas filmagens, retirei que o tema assentava numa  virtude que era esta... Sem molestar os que viviam em opulências, de certo modo não exageradas, a todos aqueles que, com honestidade e coerência se tornassem também dignos proprietários de terrenos, o Estado compartilhava, equitativamente, pela conservação dos bens adquiridos e premiava, substancialmente, comparticipando  com  ajudas em tudo o que fosse produzido e que beneficiasse a  População do País.

Mas, aos criminosos, assassinos e outros como tais... o destino era... o "pelotão de fuzilamento" !...

Claro que "fuzilamentos" nem pensar, nesta  época em que vivemos, mas quanto à produção de novas riquezas, sem prejuízo de terceiros e não molestando os direitos legalmente adquiridos, por quem quer que fosse... d`acordo !

Numa fase em que, através dos meios que a Internet dispõe, é frequente a publicação de Personalidades, a quem se lhe atribuíram exageradas comparticipações em matéria de ordenados/vencimentos, subsídios de diversas índoles, etc,  e que, comparativamente aos "pequenos" beneficiários de pensões e subsídios, se consideram "escandaloso".!..

Já Salazar dizia "é tão fácil ser Governo e tão difícil governar"... (passe a analogia).

Noutros tempos, a vida era assim... " Muito Boa, Boa, Menos Boa, Regular e Má..."

Agora... "Boa, Menos Boa, mais ou menos, Regular e... péssima..."



  

Sem comentários:

Enviar um comentário