sexta-feira, 19 de outubro de 2012

...Sentinela, Alerta !!!... Alerta, está !!!...

Este era um grito que, de tempos a tempos, "disparava", ao longo da noite, enquanto sentinela numa Fortaleza, em que,  na idade da tropa, os Jovens, na idade estudantil, eram iniciados na  vertente de defesa do seu território,  ainda  sob a bandeira Portuguesa, enquanto aluno da Escola de Quadros Militares, em Angola, face a qualquer eventual  investida, traiçoeira, do INIMIGO...

Esta lembrança, veio ao meu encontro pelo seguinte: Resultante de situações traumáticas, que na vida sucedem ao ser humano, em que o isolamento e solidão fragilizam o cérebro, o recurso à aprendizagem da Internet, é um meio, eficaz, para que o tempo não seja tão hostil, numa atroz solidão. Assim, apoiado por uma grande Figura e exímio instrutor nesta matéria, denominada "blog", cujo nome enuncio com todo o gosto, Prof. Dr.Luís Ribeiro, dediquei-me a publicitar uma série de artigos, como "bloguista", que, surpreendentemente, acabam de atingir um assinalável número de visualizações, num período de 9 meses - DOZE MIL VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA.

De entre as felicitações de ânimo que alguns leitores me dirigiram, uma me "tocou" no coração na medida em que se "queixou" que ainda estou "traumatizado" com o que se passou há 40 anos com a descolonização, de que fui vitima e que os meus blogs têm um sabor MÓRBIDO devido à minha constante alegação à situação de viuvez, de que fui vitima, após um feliz casamento que floresceu perto de sessenta anos...
Pois, o meu distinto Professor, tomando conhecimento da minha iniciativa de contactar Amigos meus sobre  o número elevado de visualizações, em tão reduzido tempo, teve a feliz recomendação para não desistir, porque.. o "alerta", teoricamente, nos tempos actuais, apontava para  um sentido pedagógico, e filosófico,de extrema actualização.

A sentinela está, pois, alerta. E alerta para que as experiências do passado não se percam e sirvam para ensinamentos futuros. A civilização evolui com base no que as gerações anteriores conseguem transmitir às seguintes, para que estas possam, pelo menos, tentar não cometer os mesmos erros e consigam avançar no sentido positivo da espiral evolutiva e não regredir.

As memórias são um legado vital. Antes da escrita eram transmitidas oralmente de pai para filho. Com a invenção da escrita, passaram a ser impressas numa qualquer folha. Agora há a possibilidade de as guardar no meio etéreo da internet.

Aproveitemos pois e não confundamos a saudade e o recordar de memórias, boas e más, com ressentimento. E quem não se sente, não é filho de boa gente! As injustiças e erros do passados devem ser tão ou mais relevados e destacados do que os sucessos para que não mais se repitam.

Tenho dito!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário