terça-feira, 16 de outubro de 2012

... Velharias...

Uma lição de vida...

...É com uma consciência tranquila, quando me vou deitar, à noite, por ter sido um cidadão cumpridor, honesto e respeitador... e que no fundo com poucos ganhos materiais, a não ser a amizade e estima  que  me  dispensam, tanto os  Familiares como Amigos  alguns de infância)...

Em  síntese histórica, vou alinhavar algumas passagens de um passado contributivo, em matéria de  trabalho  e dedicação, a um rumo harmonizante de um bem-estar colectivo.

Vem esta prosa a propósito de uma troca de "conceitos" com que fui confrontado, a partir  de alguém, que está bem na vida e que, face a  minha modesta vivência de "velhote", e ainda por cima em estado recente de viuvez, me atirou à cara com o seguinte dito: "O (omito o grau de parentesco) ..... é afinal  UM  GRANDE  AFORTUNADO !!"

Bem, se a propriedade de um computador, usado, um automóvel a pedir reforma e alguns apetrechos de vestuário, uma cama de dormir, bem com  uma pensão de reforma ínfima (no sector bancário), e nada mais,  são, por si só, factores básicos de detentores de grandes fortunas, então estou ... rico !...

Bem!  Modéstia à parte, passo a  enunciar (com transcrições parciais, e resumidamente) as bases em que se assentou a validação de um Capital de Trabalho, sempre exercido, ao longo da vida, com honra e dignidade:

J. LOPES - LUSALITE - Luanda :
"Para os devidos efeitos declaro que o Ilmo. Snr.  ARMANDO BAPTISTA desempenhou sempre com zelo e máxima honestidade, as funções de meu empregado de escritório, podendo desta, fazer o uso que entender.  Luanda, 6 de março de 1946".

SOREL - CATERPILLAR-ANGOLA
"....Com referência à sua carta de 9 do corrente, concedemos-lhe a demissão solicitada. Não queremos deixar de lhe manifestar o nosso pesar por ver afastar-se do nosso serviço um empregado que durante tantos anos serviu sempre com lealdade e zêlo exemplares... Luanda, 11 de Junho de 1958 ".

PFIZER - LABORATÓRIOS PFIZER DE ANGOLA, LDA
PFIZER  INTRERNATIONAL  INC
"Serve a presente para atestar perante qualquer entidade, que V.Exa prestou os seus serviços aos LABORATORIOS PFIZER DE ANGOLA,LDA, desde Julho de 1959 até 20 do corrente, tendo exercidos as funções de Chefe de Contabilidade e de Chefe de Escritório, sempre a nosso inteiro contento".
......................................
I do, however, want to thank you for the contribution you have made to Pfrizer and Ialso wish to express my appreciation for your efforts in helping to develop the Pfizer organization in Angola- February 1, 1966."

NEA - NOVA EDITORIAL ANGOLANA S.A.R.L.
JORNAL " O COMÉRCIO".
..." Declaramos que o Senhor Armando José Carmo Ferreira Baptista, esteve ao Serviço desta Empresa como Guarda-Livros durante um ano, lugar que sempre desempenhou com honestidade, competência e zêlo profissional" - Luanda, 8 de Julho de 1959.

MUNDUS DE ANGOLA ESTRUTURAS  TUBULARES, LDA
..."Pela presente, e satisfazendo ao solicitado por V. Exa., infdormamos de que prestou serviço nesta empresa desde 20 de Janeiro de 1965 a 30 de Abril de 1966, como chefe de contabilidade do n/grupo de sociedades ( MUNDUS DE ANGOLA, ESTRUTURAS  TUBULARES,LDA - ELECTROTÉCNICOS REUNIDOS (LUANDA) LDA - CAMIÕES DE ANGOLA, LDA), tendo desempenhado as suas funções com assiduidade, zêlo e honestidade profissionais, tendo-lhe sido concedido a demissão dos n/ quadros a pedido pessoal " - Data- 24/Maio/66.

COOPERCUF - COOPERATIVA DO PESSOAL DA "CUF" EM ANGOLA
...Cabe-nos o grato dever de manifestar a nossa satisfação pelo seu espírito cooperativista, bem patenteado na forma como correspondeu ao apelo que lhe dirigimos para colaborar na elaboração do inventário dos valores da nossa Cooperativa em 31-5-74- Graças às sua colaboração, que se agradece, foi-nos possível realizar eficientemente esse inventário em curto espaço de tempo, sem prejuizo para a normal utilização do estabelecimento pelos nossos associados - Luanda - 4 de Junho de 1974.

BANCO TOTTA STANDARD DE ANGOLA
(Fui  incluído na equipe que fundou este Banco... agora Ex-Banco em Luanda).
"...DECLARAÇÃO -  Para os devidos efeitos declaramos que o Sr. Armando José   Carmo Ferreira Baptista, foi empregado deste banco no período compreendido entre 18/7/66 e 1/11/75. Foi admitido para o pessoal Maior na letra F, e aquando da sua demissão encontrava-se a exercer funções de chefia na letra A desde 1/11/70 - Nos  nossos arquivos nada consta em seu desabono-  Luanda, 13/6/78.
DECLARAÇAO- Para efeitos da sua inscrição definitiva, como  técnico de contas, na Direcção Geral das Contribuições e Impostos, declaramos que o Sr  ARMANDO JOSÉ CARMO FERREIRA BAPTISTA  tem exercido funções de contabilista neste  Banco desde 24-8-66 e que no desempenho destas  sempre tem demonstrado excelentes qualidades profissionais e de carácter. - Luanda, 21 de Agosto de 1970.

Carta em resposta:, na época da independência:

..." Em resposta a v/carta de 6 do corrente mês, informamos que lhe é autorizada uma licença sem vencimento, para deslocação a Portugal a fim de ser presente a tratamento de oftalmologia. Quanto as despesas em principio, serão da v/ conta. - Luanda- 10.Set.1975 (Carta assinada pelo meu  Contínuo)

BANCO PINTO & SOTTO MAYOR

".. LISBOA, 20.JULHO.1982 --Vimos pela presente comunicar-lhe que, face ao seu pedido, a que os nossos Serviços Clínicos deram o acordo, foi decidido colocá-lo na situação prevista no nº 1 da clausula 138a do CCTVSB, com efeitos de 01.08.82.  (Passa à situação de REFORMADO !).
(Anotação - perante  esta decisão deixei de receber todos os subsidios que legalmente me eram creditados,


Transcrição de fotocopias  dos originais:

.....Direcção do Pessoal- Para satisfação de necessidade urgente de apoio à Administração da  NACIONAL  RÁDIO, SARL,  cuja presidencia nos  foi confiada, informamos que foi resolvido requisitar os serviços do Snr Armando Baptista, desalojado de Angola e empregado da classe G1 na Agência de Moscavide, atendendo às suas particulares aptidões profissionais - Ass. Serviço Pessoal 
 20.1.76

..Na realidade, o colega Sr. Armando Baptista fez um trabalho verdadeiramente excepcional. 
É que ficou plenamente demonstrado que, além dos conhecimentos de ordem profissional que o Sr. Baptista  demonstrou, confirmando tudo aquilo que consta do seu curriculum as suas altas qualidades de pessoa humana, sobrelevando-se, teve alem do mais o benéfico efeito de uma total normalizaçaõ do ambiente de trabalho existente no Sector Financeiro da N.R.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Pois, por vicissitudes ligadas ao processo de descolonização, e, por razões de saúde,   não voltei ao meu posto de trabalho em  Angola , até porque, este foi extinto, na época.

Derivado as "incorporações" que se registaram ao longo dos anos, no sector Bancário, aufiro, presentemente uma pensão de Reforma equivalente a remuneração de um Aprendiz da Banca, ou seja, a mínima no Sector.

Como "passa-tempo" para "enxutar" a solidão e isolamento a que um pobre cidadão, viúvo está sujeito, dada a sua avançada  idade, e a despeito do conforto que os Familiares,  humanamente,
 dispensam, socorro me ado tal computador, para, por sua via, entrar na doença, benéfica, que é a Internet -  no campo "bloguista"...

Certificado do Registo Criminal......"nada consta "....

Prova!!!
Confraternização entre antigos Colegas Bancários

Bancários . Luanda - Angola

1 comentário: