sexta-feira, 22 de novembro de 2013

No Reino de Sua Majestade...

Corria a década número seis do século passado quando surgiu a oportunidade de,  através da Empresa onde trabalhava, a SOREL, representante em Angola da Morris, ir directamente à fonte, leia-se Inglaterra,  buscar um novo carro para a  Família.

Feito de encomenda,  ou quase, o carrito esperava por nós na Fábrica onde nasceu, nos arredores de Londres. Saímos,  a Família toda, de avião de Luanda para Lisboa e daí para a capital de Inglaterra. Ansiosos,  mal aterrámos, fomos ter à Fábrica da Morris para acolher o novo membro do núcleo familiar. Era um belo Morris 1.300,  com volante à esquerda,  adequado à condução nas vias angolanas,  e da maior parte da Europa,  que se  faz  pela direita. Tal diferença foi motivo de confusão à saída das instalações  de fabrico do veículo,  uma vez que foi necessário algum tempo para  que o cérebro se adaptasse à ideia de conduzir pela via da esquerda,  algo que só fazia quando pretendia ultrapassar alguém...

Aproveitámos e ficámos uns dias por Londres. Por entre suspeitas de que alguém, imaginando-nos milionários do petróleo,  quisesse tomar de assalto os nossos pertences,  arranjámos tempo para visitar os lugares mais típicos da capital Britânica. Torre de Londres, Palácio de Buckingham, o Render da Guarda Real, enfim, aquilo que víamos em postais e só em sonhos ousávamos antever.

Viemos, depois, por aí abaixo. De barco, através do Canal da Mancha, atravessámos toda a França, a seguir passámos  pela Suíça, para comprarmos os  famosos chocolates, de onde seguimos para Espanha e, claro, Portugal.

Um caminho longo, com o novo companheiro de aventuras, que  chegados a Lisboa foi despachado, por via marítima, para Luanda. Escusado será dizer que ainda esperámos, já em Angola, alguns dias pelo reencontro com o novo "brinquedo", que nos fez companhia por dez anos, mais coisa menos coisa,  acompanhando-nos, inclusivamente, na desmobilização forçada, fruto da descolonização "exemplar"...

Histórias que ouso guardar na memória e em imagens que aqui  vos deixo.

Avô... pensativo













Esta foi  a primeira matricula do carro, e , posteriormente,  a portuguesa

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário