sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A mania das grandezas...

Há acontecimentos que me fazem pensar que se perdeu a noção da escala de valores e de grandezas que devem nortear a vida de todos. Quando vejo cidadãos  que,  pelos seus actos ilícitos, são condenados e efectivamente presos,  mas que se associam,  com sucesso a candidaturas políticas a cargos públicos,quando leio notícias de que presidentes de clubes de futebol são associados a perdões de dívidas a bancos falidos, no valor de dezenas de milhões de euros, e depois tenho conhecimento de que há um jovem de dezasseis anos que vai ser  julgado, com todo o impacto social, económico (sim,  porque  um julgamento custa muito dinheiro...) e pessoal, para o jovem em questão, apenas por não ter pago uma pizza no valor de trinta e poucos euros !...

Claro que a situação criada pelo jovem é censurável. Logicamente, não o deveria nem poderia  te-lo feito. Mas, será que se justifica a mobilização de um colectivo de Juízes e toda a logística associada para julgar crime tão "hediondo" ? Bem vistas as coisas,  e tendo em conta a idade, apenas dezasseis anos,  não seria suficiente e até  mais adequado uma reprimenda sumária, "condenando" o petiz a prestar serviço de voluntariado público, em que seria útil para ele e para a sociedade, sem ter que convocar uma assembleia de Juízes ? Tudo isto me parece que seria mais razoável, tendo inclusive em conta a escala do crime, quando comparado com alguns que roubam muito mais mas não são presentes a tribunal nem, muito menos, condenados.



A Sociedade,  no seu todo, tem como dever zelar pela segurança de cada um, mas manter uma escala,  uma perspectiva do cenário, sob pena de se perder em tecnicismos inúteis e de enorme desproporcionalidade e injustiça.

Haja bom senso,  tá?!...


Sem comentários:

Enviar um comentário