terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sublimes teorias... e espantosas fantasias...

Acerca de uma publicação recente,  em que se evidenciou, à partida,  um dístico que a Internet  publicou, dizendo : "Portugal é o segundo país da OCDE menos satisfeito com a vida",  apenas com um sentido humorístico, e sem  a mínima quebra de respeito pelo  anunciado,  alvitrei,  que se recorresse a um  estratagema que pudesse pôr fim a um suplicio que, actualmente,  atormenta montanhas de gente,  consequência  da falta de emprego  que se vem aglutinando por esse universo fora..
- numa ingenuidade, mas num bom sentido de se poder lançar mão, em comum,  a qualquer coisa que pusesse pôr  fim  às "desgraças" e resolver, a contento, tudo e Todos,  sugeri  a criação de uma  nova moeda única, a que se  lhe daria o nome de  "EUROKWANZA ", implicando, obviamente, a  junção das valorizações básicas das riquezas naturais, que existem, tanto em Portugal como em Angola.

Uma teoria, que, em principio,  poderá  provocar uma gargalhada, sobretudo, por parte de quem  tem capacidade para discernir deste meu ajuizamento.

Por exemplo, em teoria: -  hoje, com  uma nota actual, das de menor valia, adquirimos 1 garrafa de cerveja. e para se produzir esta garrafas foi preciso a laboração de, pelo menos, X  operários.

Vamos agora imaginar que, com a mesma evolução e com a criação da nova  moeda, conseguia-se dar emprego, com justos salários, a novos agentes trabalhadores a admitir, e produzir-se mais, aumentando as vendas, sem  que disso venha  a  resultar    prejuízos para a Empresa empregadora, antes pelo contrário !. Pretende-se, com isto, significar:

Nova moeda ... mais empregos !... Mais produção económica  e      ...MAIS  JUSTOS LUCROS...

Valeu ? ...


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário