quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Uma questão de gosto ...

Noite branda... seriam talvez nove horas e trinta minutos, 6 de Novembro do ano  de 2013, de regresso a casa,  apoiado na  "muleta", após ter tomado um carioca de limão, na confeitaria "Paraíso", situada não longe da  rotunda, denominada o Cubo,  onde costuma jorrar  jactos  de água, produzindo um lindo efeito,  mas ,  porém, há muito  tempo parados, ao aproximar-me do local,  onde estão instalados contentores de lixo doméstico, verifico que, encostados  aos ditos  contentores, que a Câmara Municipal disponibilizou para ali despejarmos  os restos de comida, e não só, que sobraram dos almoços e jantares,  com espanto, notei ,  que dentro  de  um  grande volume, estavam  "acomodados" muitos livros, com um aspecto de novos, e que, a custo, dado o seu elevado  peso e a minha pouca agilidade, consegui  arrastar o grosso volume, até à entrada da  minha residência, e, aí, livro a livro, e usando o elevador, fui pondo tudo  junto  à minha secretária.

Fiquei surpreendido com a recolha, pois notei que a qualidade  de todos os livros, era  totalmente nova e sem um mínimo de "beliscaduras".

Claro, que lhes dei o tratamento adequado, e dar-lhes-ei  o destino mais acertado, e consentâneo..

Como mera curiosidade, aqui ficam  os nomes de alguma obras e seus Autores,   que fotografei, para apreciação:
- O Doutor Jivago - Boris Pasternak
-O Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago.
 -Livros Condensados:-Furacão em Nova Iorque(Max Marlow); Bracken( Elizabeth Webster); O Triunfo do Amor (LaVyrle Spencer); O  Peregrino do Estuário ( Douglas Skeggs).
- O Crime do Padre Amaro - Cenas da Vida Devota - Eça de Queiroz.
-Confesso que vivi - memórias  - Pablo Neruda.
-A Morte e a Morte de Quincas Berro d`´Agua - Jorge Amado.
-Poemas Escolhidos (Antologia)- Gomes Leal.
-Monsenhor Quixote - Graham Greene.
-Porque  Não Sou Cristão- Bertrand Russel.
- O Mistério do Comboio Azul - Romance de Agatha Christie.
-Enfim, Tenho 40 Anos - Susanna Kubelka.
-Operação Ming - Daniel Odier.
-A Cor Púrpura - Alice Walker.
-Os Crimes da Rua Morgue - Edgar Allan Poe.
-À Noite Logo Se VÊ - Mário Zambujal.

E muitos livros da Biblioteca HITCHCOCK, como por exemplo do Circulo de Leitores, um intitulado "Assembleia de  Crânios" de Eduardo Saló.


Fico atónito como é que  ainda  há gente com a "coragem" de deitar para o lixo, tantas obras de valor, que até mete impressão...

Mas enfim - cada  um é como cada qual...





Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário