segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Os trambolhões da vida...


Muito recentemente tive oportunidade de publicar na minha página pessoal do facebook a fotografia de uma cova num cemitério, pronta a ser usada no fim a que se destina. Fui imediatamente bombardeado com críticas, benévolas certamente, relativamente a tal publicação.  Que era de mau agouro, que não valia a pena falar nisso (na morte), etc., sugerindo que apagasse a imagem.

Pensando bem acho que NÃO o devo fazer. O que seria da vida sem a morte ? Seguramente perderia,  a vida, todo e qualquer sentido. Um planeta cheio, cada vez mais cheio, de seres imortais, incapazes de morrer, desconhecedores, por isso, do verdadeiro valor da vida, seria um inferno. É a morte que dá sentido à vida. Porquê, então, fazer dela um tabu ?

Ricos, pobres,  brancos, pretos, todos um dia morrem. Uns de forma mais trágica que outros,  podemos até dizer que morrem de forma injusta, demasiado novos ou de uma maneira desnecessariamente cruel, com alguma doença especialmente mortal. Mas pouco ou nada podemos fazer. É a vida...

Claro que objectivamente ninguém gosta da morte. Mas, pensem bem: gostariam de viver para sempre ? Isto poderia acontecer de duas formas:
  1.  Numa primeira hipótese a vida eterna iria acontecer ou o processo de envelhecimento  a acontecer sem  nunca ser interrompido. Agora imaginem viver para sempre mas envelhecer também para sempre. Claro que isto parece impossível. O corpo chegaria a um ponto em que estaria tão velho que acabaria por morrer. Mas como estamos no campo das hipóteses,  tudo é possivel. Assim teríamos um velho cada vez mais velho a viver para sempre...
  2. Outra hipótese seria o envelhecimento ser interrompido a partir de determinada idade, digamos quarenta anos,  sendo que a pessoa continuaria a viver para toda a eternidade. Terríamos então um planeta sobrelotado por quarentões e quarentonas, deambulando sem rumo e objectivo,  sonhando com a morte que não podem ter. Que valor teriam as conquistas de uma vida que se prolonga ad eternum ? Poderíamos adiar eternamente os nossos objectivos de vida uma vez que a própria vida seria eterna. Poderíamos deixar sempre para amanhã pois haveria sempre esse amanhã... Que motivação teriam para a vida esses seres eternos sem o desaafio da morte ?
Bom, a prosa já vai longa e não quero que digam  que sou chato e que ainda por cima estou para aqui a defender a morte, essa desgraçada. Por isso, termino por aqui e termino com humor porque a vida deve ser vivida com calma e boa disposição.



Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário