terça-feira, 11 de março de 2014

Lembrando a data... 25 de Abril..


Aproxima-se mais um aniversário do acontecimento  revolucionário que  na história  de Portugal  ficou  gravada  como Revolução dos Cravos, conhecida, efectivamente, como

                                                  Revolução de 25 de Abril

em que a Guerra do Ultramar era um dos precedentes para  o acto revolucionário.

Seguiram-se, então, na altura,   períodos de grande agitação social, política e militar,  marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações e confrontos , que  terminaram decorrido algum  tempo. Estabilizada a conjuntura política, e na sequência de eventos acima  descritos, , foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de Abril, denominado como "Dia da Liberdade"..

Durante todo este período de grandes convulsões geo-estratégicas, que em Angola, estes  acontecimentos eram só acompanhados, e conhecidos, por relatos  emitidos através da rádio,  com  as  suas  permanentes emissões, pois a TV era ainda  ali  inexistente

Há, agora, uma riqueza contida na Internet que são os programas que podem ser vistos, actualmente, em toda a sua vertente, com a exibição, passo-a-passo, das imagens de todos os acontecimentos e actos que se passaram em todo o percurso destes históricos e relevantes movimentos nacionais. Porém, essa possibilidade só se torna activa, apenas a quem dispuser de computadores. Seria, interessante, que à Juventude que veio ao Mundo após o 25 de Abril, lhes fosse facultada emissões televisivas destes actos,  em horas  mais adequadas, para tomarem real conhecimento do que foi, efectivamente, o verdadeiro 25 de Abril de 1974.

Ainda residente em Angola, na época, não tive oportunidade de directa e pessoalmente poder presenciar  as acções que se vinham desenvolvendo,no território Português.

Muitos anos decorridos, já velhinho, e aqui em  Portugal, agora com um computador, tive a faculdade de "descobrir", na Internet, horas e horas de exibição dos momentos que  "edificaram" o glorioso 25 de Abril.

Sou um humilde e  "simplório"  Reformado (bancário), nascido em Luanda (Angola), não muito afastado dos 90 (noventa) anos de idade, viúvo, com total  ausência de motivações ideológico-partidárias, que  não deixa de apreciar a gravação da música "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, difundida num dos programas  televisivos acima mencionados, e ouvidos com atenção; sendo a conotação politico-partidária, a que é seguida pelos princípios de  PAZ  NA  TERRA  AOS  HOMENS (E MULHERES)  DE  BOA  VONTADE.

                                               Grândola vila morena
                                               terra da fraternidade
                                               O povo é quem mais ordena
                                               Dentro de ti  ó cidade.

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário