sexta-feira, 14 de março de 2014

Obrigações legais...

De entre a vastíssima documentação que  obrigatoriamente nos é imposta, pela lei, e que, de tempos em tempos terá que ser  sujeita a periódicas renovações, enquadram-se as cartas para condução automóvel,  que terão que ser sempre resguardadas nos nosso bolsos, e mantidas em nossa companhia  permanente durante todo o percurso da condução, cuja circulação, na estrada, é comandada através do volante que mantemos entre os nosso dedos das mãos. Ao conduzirmos um carro, na via publico, temos que estar permanentemente  atentos ás manobras dos tripulantes  vizinhos, que se cruzam connosco...

As cartas que permitem  conduzir  qualquer viatura, como se sabe, são adquiridas só após prévios exames de condução, e se resultarem numa aprovação, concedida  pelos examinadores..


Tive a felicidade de  logo ao primeiro "apertado" exame, quando tinha 18 anos de idade, ter sido APROVADO, em Luanda (Angola), em que a circulação automóvel, era orientada por sinaleiros muito  competentes, fardados, e, por vezes, belos dançarinos,  que com os seus apitos, sobre barris pintados a branco, impunham o respeito aos condutores desatentos às  boas regras de circulação  automóvel, em curso na altura, em Angola...

Escusado será de dizer, que enquanto jovem e. solteirinho, alinhei em muitas aventuras de corridas e "passeatas" em velozes automóveis, e sempre fui um  bom condutor, pois, Graças a Deus, nunca sofri quaisquer acidentes e jamais provoquei problemas de trânsito a terceiros, a despeito de ter feito milhares e milhares de quilómetros de condução por África, Brasil, América do Norte e Europa.

Recordo que, uma vez, em Londres, a Polícia mandou-me parar,  não para me autuar, embora a condução fosse efectuada pela esquerda, mas para me orientar, pois pressentiam  que eu ia no caminho errado. Efectivamente tinham razão, pois o meu objectivo era apanhar um barco acostado a Sul, e eu ia já a muitos quilómetros erradamente rumo a Norte....


Agora, no meu final de vida,  habituado que estava nos meus 40/60 anos a andar sempre muito acima  dos 100 quilómetros à hora, para renovação da carta, houve necessidade de apresentar  um Atestado Médico a comprovar que ainda possuo aptidão física e mental para a condução de veículos, mas com uma restrição... nunca ultrapassar os 60 kms/hora (sessenta quilómetros à hora)...

Calculem agora a "bicha" que se irá formar,e as buzinadelas que terei que suportar, no dia em que me  meter à estrada com o meu carrito, numa via em que só  haja dois sentidos. É que se eu  detectar que o velocímetro  já tem os ponteiros nos 100, serei logo  preso e... sabe-se lá,  até ... ser executado !. (Passe a gracinha...)...



ANGOLA, é a Terra que me viu nascer, em Luanda, a 12 de Abril de 1928.  Meus  saudosos Pais, e Avós, criaram-me desde a minha infância, tanto em LUANDA, como em  Cabinda, Santo António do Zaire, Malanje, Benguela, Lobito, Novo Redondo, Sá da Bandeira, Moçâmedes, Porto Aboim, em que chegamos a viver.

Lembro-me que, na cidade de Luanda, onde  a maior parte da  minha vida (em África) foi  ocorrida,  tanto como estudante como já  na qualidade de eficaz Trabalhador, cidade onde tive o grande momento de alegria de celebrar, religiosamente, um casamento que durou sessenta anos de bom e feliz convívio matrimonial, que a morte, mais tarde, ceifou, já  em terreno Algarvio (Olhão).

Numa data em que nunca ouvi ninguém que tivesse vindo da Metrópole, queixar-se ou  ter-se arrependido de ter cruzado o oceano Atlântico para desembarcar no porto de Luanda, procurando melhores condições  de  vida, convivi com milhares e milhares de Pessoas, sempre em ambiente  muito fraterno, e, ao início da actividade laboral, ainda solteirinho, com os primeiros "Escuditos " (Angolanos) ganhos  com o produto  do  meu ordenado, comprei o automóvel, em segunda mão,  acima fotografado, com o qual ganhei  vários "rallies" que se iam organizando numa época em que toda a gente se abraçava sem se  amedrontar com a génese politico-governamental !...Eramos todos amigos uns dos Outros !...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário