terça-feira, 11 de março de 2014

"Velhos" choramingas... alerta ! ...e acordem...


Terminei o meu  anterior blog, com as seguintes frases: "Há quem veja o Terceiro Segredo de Fátima como a previsão do fim do Mundo... Independentemente do que vier a acontecer, será o destino,  pouco ou nada poderemos fazer. Apenas tentar que a nossa contribuição para o Mundo seja a melhor possível. Pode ser que o Destino mude..."

Segundo o que  tem vindo a ser publicado,   via Internet, tanto  a secção jornalística  "Sol", como "DN Portugal", revelam que o Instituto Nacional de Estatística, anunciou  existem em Portugal, 400 mil idosos que vivem sozinhos.

Há  certos   trechos  subscritos por pessoas,  que demonstram bem a  sua fragilidade  e problemas  de vivência,  atendendo a situação de terem sido ignorados e postos ao abandono resultante  do seu  actual envelhecimento.  Por exemplo, um  tal Senhor Carlos,  lamenta  que " A solidão é um problema. Somos uma sociedade egoísta e não há respostas na comunidade que sejam alternativa aos lares"...

Num outro  artigo,  numa das paginas acima   mencionadas, pode ler-se o seguinte: texto:-
" Num Portugal cada vez mais envelhecido ( há 129 idosos para cada 100 jovens). quase um quarto das pessoas na terceira idade vivem completamente sós. Um problema que se agudiza nas grandes cidades onde as redes de apoio familiar e de vizinhança são mais frágeis."

É extensiva, na secção Internet, a possibilidade da leitura dos  vários comentários então reservados a utilizadores identificados. São muitos e alguns bem extensos...

Sem pretender imiscuir-me num campo em que sou um zero à esquerda , politicamente falando,   e porque tive que me sujeitar a vicissitudes ligadas aos processos de descolonização,  que  me  "ceifaram "  os bens  que honrada e honestamente  conseguira adquirir com esforço , trabalho e dedicação , ao longo  de uma actividade de mais de meio. século de  produtividade laboral,(documentalmente  comprovado)!

Ao longo da história que me bateu à porta ,  alguns pormenores,  vieram  a ter influencia  ja  na minha decadência em  moldes  da idade, como a que me foi "coartada" a admissão num Lar de Idosos pelo facto de só por  ter  sido  sindicalizado em área geográfica diferente do mesmo Sindicato. Em tempos de Salazar, isto era inadmissível... (comentário à parte...).

Há dias,  com os meus passos de caracol, e apoiado na "muleta" , a meio de caminho, fui abordado por um "Octogenário", desconhecido,  que quis meter conversa comigo, identificando-se que fora oficial na GNR e que contava agora com 98 (noventa e oito) anos de idade. Expressou as suas mágoas por se sentir isolado e abandonado. e que  já não tinha nenhum gosto pela vida....

E, para o animar, respondi-lhe que também tinha os meus "problemas", mas que os enfrentava de uma forma igual à  que um Comentador descreveu numa das páginas ,via Internet, sobre a infelicidade dos VELHOS:

..."NÃO É SÓ EM PORTUGAL- IDOSOS A VIVEREM SÓS SÃO MILHÕES EM TODOS OS PAÍSES DO MUNDO. EU SOU UM DELES. TENHO  MAIS SORTE QUE MUITOS.   TENHO COMPUTADOR E INTERNET. LUCKY ME."...

O autor quando iniciou os seus trabalhos na Net.


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário