quarta-feira, 23 de julho de 2014

A esfera da ingratidão...

Se perguntarmos a qualquer ilustre Cidadão, quem é esta Figura, de imediato responde, sem hesitar.

                                      ...   É o grande futebolista Cristiano Ronaldo..

                                          

Mas se fizermos a mesma pergunta em relação a este Grande Cientista, a resposta invariavelmente é  a seguinte:



"Não sei quem é .... "

Pois, então, fique a saber  se Você  já  teve problemas sérios de saúde, e  se esteve próximo de ir parar ao Ceu ( ou ao inferno...) , a sua salvação deveu-se a este Grande Cientista, descobridor da PENICILINA.

Não é de estranhar a ignorância e ausência de reconhecimento,  das boas acções que, ao longo da vida, , nos surpreendem , vindas de  Almas muito Bondosas, e que, são, logo,  ingratamente esquecidas. (Passe o moralismo, efémero !).

Pois deste  Grande Cientista, reza a seguinte  história ,  que é descrita na Internet,  como  segue:-

...A penicilina foi descoberta em 1928 por Alexander Fleming quando saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos   em seu laboratório no Hospital St. Mary em Londres. Quando voltou, reparou que uma das suas culturas de "Staphylococcustinha sido contaminada por um bolor, e em volta das colônias deste não havia mais bactérias"

E adianta o seguinte:
" Em 1941, os seus efeitos foram demonstrados em humanos. O primeiro homem a ser tratado com penicilina foi um agente da polícia que sofria de septicemia com abcessos disseminados, uma condição geralmente fatal na época.. Ele melhorou bastante após a administração do fármaco, mas veio a falecer quando as reservas iniciais de penicilina se esgotaram. Em 1945, Fleming, Florey e Chain receberam o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina por este trabalho.

A penicilina salvou milhares de vidas de soldados dos aliados na Segunda Guerra Mundial."

"Tem-se dito que muitas descobertas cientificas são feitas ao acaso.

A era dos antibióticos, espalhou-se , depois, por todo o Mundo.   Compartilhei, nessa onda de Salvamentos a humanos,  enquanto colaborador , como contabilista, numa empresa que chegou a ser instalada em Angola - A PFIZER CORPORATION, negociadora e distribuidora deste antibiótico, por todo o território angolano...

.
Não pretendo  querer desmerecer o valor ou importância que a cada um possa ter sido atribuído, 
seja em que área for, mas...já Eça de  Queirós escrevia " "Em nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal".

As notícias vindas a publico, relativamente ao "capitulo Ronaldo"  ultrapassaram, em  larga extensão, outros casos, eventualmente merecedoras de destaques jornalísticos, mas  postas de parte, ou esquecidas,  por serem consideradas insignificantes e não merecedoras de um minimo de atenção e publicação.

Uma situação protagonizada pelo autor destas linhas, há longos meses, embora  relatada a um jornal de grande expansão,  não chegou a  merecer  nenhuma  publicação sobre o seguinte episodio:- Na aula de uma Universidade Sénior,  frequentada por Dignos Alunos e Alunas de idade avançada,  a certa altura,  para evidenciar a  benéfica  utilidade do uso de  computadores, na Internet, foi exibida uma pequena demonstração  de um conjunto de cadernos  de "blogs",  já emitidos e visualizados por largo numero de  Leitores, num dos quais tinha sido contada a história, de um heroico militar que, em Angola,  se imolou com a bandeira nacional portuguesa e se suicidou  com um  tiro disparado sobre o tambor de pólvora em que se sentara,  por se sentir  traído,  mercê do acordo com a Inglaterra, e como tal,  por dignidade e honra, suicidava-se Tratava- do General Silva Porto.  A certa altura,  foi dito que,  ao invés, houve um  conhecido cidadão português, que, no Estrangeiro, pisara e cuspira sobre a  bandeira da sua própria Pátria - a Portuguesa.

Resultado - Expulso da aula, com a incriminação de nunca mais lá pôr os pés... pois não era permitido falar em politica e muito menos enunciar o autor desta atitude apátrida, cujo nome nunca pronunciei..

E... foi um Adeus definitivo à frequência  das  Aulas de  História Nacional... na Universidade Sénior de Olhão.

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário