quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sensibilidades...octogenárias !

Durante o percurso da minha deslocação matutina, a pé, para aquisição do "pão nosso de cada dia",    acompanhado pelo meu fiel  companheiro "Pelinha", - de quatro patas- ,  o qual satisfaz  sempre a suas necessidades, elevando a perninha  junto de todos os pneus de  automóveis  que  vai encontrando  estacionados na rua,  quse que choquei com um poste à saida da passadeira  para  peões. Acabado de ser afixado nesse poste, estava pedurado  este letreiro:


Daqui a dois anos,  completarei ( se ainda for vivo, claro  !) 90 -noventa- anos de idade,  Português de Angola,  com um curriculum laboral  assente sempre  nos principios da dignidade e da honra ( documentalmetne comprovado), reformado do sector bancário,  dou muito apreço a todas  iniciativas que conduzam a juventude a compartilhar, sob o signo da liberdade e  respeito, a convivência  humana.

Sem que represente qualquer fim  moralista,  ou prejudicial, recordo um  exemplo da dignidade patriótica assumida por um  militar português, em Angola, que por se ter sentido traído e atraiçoado,  enquanto  lutava pelos legitimos direitos que assistiam a Portugal ,  por  um execrável  acordo, o  Ultimado Inglês, que ofendia a legitimidade da presença portuguesa em Africa, imolou-se  com a  bandeira nacional ,  suicidando-se com um tiro de revolver sobre um tambor de pólvora em que se sentara.  Esta figura historica era natural do Porto. Esta força moral deveria ser impregnada à actual Juventude, sem que contudo se enalteça igual meio que foi utilizado pelo distinto oficial - o suícidio.

 Vive-se, presentemente,  uma época em que, diariamente, pela imprensa falada e escrita,  confrontamo-nos com acções de indisciplina colectiva, animosidades profundas e actos de vandalismo e agressividade, por vezes mortais. Vai-se notando que, não raras vezes, o efeito do consumo da droga, é o principal causador das "intempéries" que resultam em mortes violentas. Que me desculpem, pois semnpre fui contra a punição através  da  pena de morte... mas o enforcamento dos  que praticam  o "negócio" das drogas,  os chamados " traficantes,"  seria talvez uma medida a ser "repensada"...

Já que abordei temas que  abordam  tanto a violencia como  a benevolencia e dignidade,  vou contar uma cena  que se passou comigo,  há poucas horas, e refletem bem que , no meio disto tudo, ainda  existem pessoas que, pela sua actuação bem demonstram serem capazes de eliminar  o factor da indiferença praticando actos de elelevada fraternidade  e  respeito pelo próximo.

Num dos modernos estabelecimentos que vão surgindo para benefício da população consumidora,   pretendia adquirir uma determinada embalagem contendo um tipo especial  de bolachas que suavemente se dissolvem na garganta.  Mas, senti uma grande dificuldade em identificar a marca pretendida, e, tendo entre mãos uma embalagem vazia, demorei imenso tempo em entrar em acção.  Repentinamente, um eventual cliente, que se puzera  a meu  lado,  lançou o seu braço e, sem esforço algum,  retirou e colheu a mesma caixinha de bolachas , a única, em que eu estava interessado. Meu pensamento:- ora bolas, levei tanto tempo a decidir quanto a escolha da caixinha , até que este Senhor Cliente, a meu lado,  se adiantou e antecipando-se ficcou com ela para si.

E é então que surge a surpresa:- o tal Senhor ( era um casal estrangeiro),  e dirigindo-se-me  em lingua inglesa,  deu-me então a  seguinte explicação:-  Reparando  na amostra que o Senhor tinha entre mãos e, notando a sua dificuldade em se  decidir,  tomei a iniciativa  de recolher a embalagem , lá no alto,  que o Senhor iria  pretender  e fique com ela, e desejamos-lhe as maiores felicidades.

Que grande atitude assumida por um Estrangeiro desconhecido.  Será que entre Nós (portugueses) semelhante  comportamento  de fraternidade e compreensão seria o mesmo ?   Yes or Not ?!...

A caixinha estava lá no alto das prateleiras...


São docinhas e muito suaves para os meus desgastados dentes...

Tá?!..







Sem comentários:

Enviar um comentário