terça-feira, 15 de julho de 2014

Coincidências interessantes...

Na cidade de Olhão,  no século XIX, neste sítio do Moinho do Sobrado,  ( actualmentre  o Grupo Naval de Olhão), havia uma casa, onde aparecia à janela, noite fora, uma formosa mulher vestida de  branco e havia um sujeito de meia idade - o compadre Zé -  que se embriagava e adormecia na rua, sem receio.
A mulher de branco, a célebre  moura encantada,  Floripes,  aproximava-se do bêbado, fazia-lhe meiguices e até se sentava a seu lado..

O compadre Zé tinha um amigo mais jovem que se iria casar brevemente.. Pois foi este Amigo, Julião, assim se chamava,  a personagem que se tornou a célebre vítima de uma falha no encantamento da  moura  Floripes, que, por razões amorosas, não coincidentes com as condições  impostas à  dita  e formosa moura encantada, levou-a  a ter que mastigar e engolir o coração do apaixonado Julião...que desprezara  e esquecera-se  da noiva antiga...

Esta é , mais ou menos, e resumidamente,   a história que se conta  sobre a LENDA DA MOURA FLORIPES.

Já  existem  filmes e videos editados  sobre esta curiosa história.  O que me  acaba de surpreender, é a coincidência de, sobre esta facto lendário, em  que  num dos meus blogs anteriores,  publiquei e relatei,  em pormenor,  toda  a ocorrencia histórica ,   surge  agora , sob o mesmo tema,  numa edição regional  da revista denominada DICA.


O meu blog



A revista regional  DICA...


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário