terça-feira, 8 de julho de 2014

"Cesse tudo o que a Musa antiga canta"...


Por todos os meios que me teem sido possiveis,  sempre procurei ajudar o  País que amei,  e  onde nasceram os meus saudosos  Pais -  PORTUGAL.  Sou Português de Angola,  nascido  em Luanda,  e fiel cumpridor de um juramento prestado,   enquanto  ex-aluno da Escola de Quadros Militares, em  Angola,  de  respeitar e  nunca denegrir a honrosa bandeira nacional  portuguesa.

Uma notícia na qual pude lançar um olhar,  recorda-me um programa que recentemente publiquei num dos meus blogs,  acêrca de uma transmissão televisiva  relativa  a  uma obra de artista plástico com o fundo da bandeira nacional,   noticia que vem publicada sob  o  titulo  "Tribunal absolve artista da bandeira enforcada" , acrescentado que " Élsio Menau foi considerado inocente, esta segunda-feira, do crime de ultraje aos símbolos nacionais por um um colectivo de juízes". - 
    Adianta... "que se tratou de um ato de expressão artística, sem intenção de denegrir a bandeira".

Segundo vem expresso na referida noticia, na Net,  "  Um dos personagens recorrentes é uma figura chamada " "super-tuga", colocado sempre em situações de desalento ou de desastre e tendo como capa a bandeira nacional". 

 Dá-se conta que  a obra , em questão,  está de novo em exibição.

 A propósito, vem  tambem publicado o seguinte:

.." .O artigo 332º do Código penal diz que "quem publicamente, por, por palavras, gestos ou divulgação de escrito, ou por outro meio de comunicação com o público,  ultrajar a república, a bandeira ou o hino nacionais, as armas ou emblemas da soberania portuguesa, ou faltar ao respeito que lhes é devido, é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias".

Diz-se, e consta-se,  que, no passado, um português (VIP) de fama, enraivecido, no estrangeiro,  até chegou a espezinhar e cuspir  sobre  bandeira da sua própria Patria .  Isto sim, é que é considerado  um  punivel  ultraje à sua propria bandeira nacional.

Icemos , a todo o tempo, o simbolo vitorioso da Bandeira Portuguesa,  até ao honroso topo  do mastro  ditado por Luís de Camões, nos "Lusiadas"... e nunca na forca, como interpretativamente ,  possa a vir a ser  interpretada , como na foto,   uma demonstração de um  simbolismo perjurativo... 



Honremos, portanto, as estrofes do Grande  Luís Camões: Lusiadas.


                                   ..." E tambem as memórias gloriosas
                                         Daqueles  Reis que foram dilatando
                                         A Fé, o Império, e as terras viciosas
                                         De  África e de Ásia andaram devastando
                                         E aqueles que por obras valerosas
                                         Se vão da  Lei da Morte libertando
                                         Cantando espalharei por toda parte,
                                         Se a tanto me ajudar o engenho e arte "...
                                
                                                               *****
Serei levado até à cova,  presumivelmente dentro do limite ditado pela  própria Natureza, ( para quem  ainda sobrevive  aos 86 anos),  para junto da minha saudosa e Santa Mulher, que  descansa em Paz desde 2010,  após sessenta anos de um feliz matrimónio,  abençoado, por Deus,  num altar da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda. Serei libertado pela Lei da Morte,  quando e somente  por  consonância  por  ter sempre cumprido com os deveres morais de fraternidade, respeito, honra  e  dignidade, exercidos  perante a Pátria Portuguesa  e para com quem convivi , saudavelmente,  neste globo Terrestre.

Tá?!...



Sem comentários:

Enviar um comentário