domingo, 6 de julho de 2014

Contrastes penalizantes...

Felizmente, ainda tenho entre mãos um instrumento, em voga,  que,  mesmo  na idade sénior ( próximo dos 90 anos) ainda me permite utiliza-lo, para memorizar o que foi  a vida  no passado,  tal como um Escritor (ra)  trnsporta as suas idéias , averbando  em   Livros que  são  impressos em tipografias, os contos  e romancismos que são por si subscritos.  Praticamente não há hoje, quem não tenha um computador, mesmo que  seja em segunda mão,  utilizando-o, por meio de  teclas  alfabetizadas,  para  escriturar, mesmo romanciando,  todos os  momentos  ocorridos na vida terrena  e/ou  visões  memoriais, momentâneas,   prestes a serem apagadas pelo implacável  tempo.

Como  ponto de partida,  inicio esta minha conversa a partir do período em que comecei a ser afectado pelas "bolorentas"   e traiçoeira  medidas  legislativas que deram origem ao estrondoso trambolhão  que afectou o bom caminho que  muito boa gente  percorria muito antes das "exemplares descolonizações".

Para começar, sendo natural de Angola,  tive o ensejo  e a honra de ter compartilhado, com Dignos Colegas da actividade bancária,  a equipe que constituiu a fundação e inauguração do ex-Banco Totta-Standard de Angola.   Exilado, mais  tarde, a caminho de Portugal,  acidentalmente,   por razões  de um  agravamento de saúde, dada a inexistencia, na altura, em Luanda,  de médicos da especialidade. Como mera curiosidade,  sendo eu o Chefe  da  Contabilidade do Banco,  a minha ausencia  para o embarque a caminho de Lisboa, por via aérea, foi autorizada, na data,  pelo  meu Continuo,  que era meu subalterno antes da constituição da Comissão de Gestão do Banco....

O agravamento de saude não permitiu a minha  presença na data em que se substituiu, em Luanda, na Fortaleza de S. Miguel,   a Bandeira Nacional  Portuguesa  pela a da nova nação Angolana.

Foi então, que a partir daí,  as coisas começaram a ter outro rumo,  muito  diferente do previsto, como, aliás, é do conhecmento generalizado

Por despacho ministerial, Dr. Salgado Zenha, na altura, aos chamados Retornados bancários, foi-lhes concedida a possibilidade de permanecerem , mas  como "principiantes" em quadros  nalguns Bancos  sediados na Metrópole.  Calhou-me a vez de ser encorporado numa agencia do Banco Pinto & Sotto Mayor, em Moscavide, mas, posteriormente escolhido para representar o Banco numa Empresa (famosa na altura), a Nacional Rádio, onde exerci cargos de elevada responsabilidade, a contento, até que, alguem sentiu-se "ultapassado" , quanto à escolha,  razão pela qual voltei o meu antigo posto de trabalho, sempre remunerado pelo o minimo  da tabela salarial ! Vede fotocopia  anexa).*

Mais tarde,  por  motivos de ordem familiar,  fui colocado  numa  Agencia , em Matosinhos,  local que, à minha chegada, havia uma  "guerra" com o Gerente,  vitima de pressões  e acusações  injustas,  talvez   por  razões de cariz  financeiro, ainda por esclarecer.   Numa tarde, ja com os balcões fechados, uma comissão policial,  ao sair do estabelecimento, levando o gerente  sob prisão,  impuz-me, perante todos os Colegas, mais ou menos nos seguintes termos.." Colegas, indignem-se com  este espectaculo horroroso, pois estão levando  o nosso gerente para a prisão,  injustamente, pois ainda não foi julgado nem comprovada qualquer falta punivel por parte do Senhor ( omito o nome)...  Enquanto não for provada qualquer falta,  este nosso Colega-Gerente , quanto a mim, tem pleno direito de se deslocar em plena liberdade..) É inocente  vítima de uma injusta acusação, vão ver..."

De imediato,  um caloroso aplauso por parte de  todos os Colegas dentro do  Banco.

Veio a apurar-se mais tarde a total  inocencia do que era acusado, o Gerente cessante. E em sua substitução,  surgiu um novo Empregado Bancário,  para gerir a Agencia, que se intitulava ter sido um  Grande Gestor, num Banco em Angola,  e pavoneando-se tratava todos os Colegas como se fosse  Um Grande e Poderoso  Administrador...

Porém, sempre fui uma figura simples e cumpridora dos meus deveres. Nunca admiti petolências indesejáveis,  e,  muito menos,  agressivas. Recebia, confidencialmente, informações de ordem  profissional, e, certo dia, desmascaresi a vaidade  do  novo gerente, e dei a conhecer  o cargo que o mesmo   exercia em Angola-  caixeiro viajante !

Foi o principio do fim -  encarregou-me, depois, como castigo,  de um serviço que exigia  muita atenção visual , que  eu não consegui suportar, por dificuldades opticas, dizendo-me  "Você  não presta "...

A partir de então,  foram ultrapassadas novas dificuldades e resisti a fortes ameaças  de Amigos que passaram a ser " INIMIGOS DE PONTA,",  porque  ia-lhes  descobrindo  a careca de todas as maldades  e trafulhices, que nas costas,  cobardemente  praticavam.

Hoje, perto de 90 anos de idade, , aufiro uma unica e simples  reforma, equivalente a de admissão de  um simples  Aprendiz da Banca.















Cést la vie...

                                        Em aditamento ao texto acima inferido , resolvi, à Ultima Hora,   adicionar  o nome de   Entidade, onde  exerci  trabalhos profissionais,  colaborantes  quanto a sua expansão,  em diversas actividades contabillisticas e administrativas,  com dignidade e honra, documentalmente comprovado:

                  - Pastelaria-Café, Fonseca, Lda -  Faro.(Algarve)
                  - AR - Proalgarve- António Rita - Algarve
                  - Vercoop - União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes -Santo Tirso.
                  - Coopemba- Sociedade Cooperativa dos Empregados Bancários-S.C.R.L - Porto.
                  - Nacional  Rádio - S.A.R.L - Lisboa. C. Quebrada)
                  - Coopercuf - Cooperativa do Pessoal das Empresas Afiliadasda "Cuf" em Angola-SCARL.
                  - Mundus de Angola Estruturas Tubulares, Lda - -Luanda
                  - NEA - Nova Editorial Angolana,SARL- Proprietária do Jornal " O Comércio"- Luanda
                  - Laboratórios Pfizer de Angola, Lda-  - Luanda e Lobito- PFIZER Corporation
                  - SOREL- Sociedade de Representaçõe, Lda-  Angola - Luanda-Lobito-
                  - J. LOPES - Agente Geral em Angola dos Produtos Lusalite.
                  - Carbonyl  - Tintas - Faro (Torre de NataL).
                  - BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA -  Angola
                  - BANCO PINTO & SOTTO MAYOR -  pORTUGAL
                  - BANCO COMERCIAL PORTUGÛES - MILLENNIUM  PCP -  Portugal
                  - Militante do Partido de Solidariedade Nacioanal- candidato à Assembleia da  Republica.                    * e outras de pequena dimensão em  localidades diversas comoVila Real de Santo António.

                    ( De todas estas empresas retenho documentaão comprovativa de BOM    COMPORTAMENTO,  A TODOS OS NIVEIS,    e  usufruo  apenas de uma  unica pensão de reforma,  bancária,   com atribuição monetária  mínima  no sector...
Tá?!...







            


Sem comentários:

Enviar um comentário